A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano1.

O dia 16 de novembro é considerado o “Dia do Não Fumar”, assim denominado para conscientizar as pessoas quanto aos malefícios do tabagismo, doença esta, representada pela dependência da nicotina, presente no cigarro e em outros produtos de tabaco2, como o charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo, dispositivos eletrônicos, entre outros1.

A fumaça do tabaco possui mais de quatro mil substâncias tóxicas, como o monóxido de carbono, amônia, cetonas, benzeno, alcatrão etc, além da nicotina. Essas substâncias são a causa de mais de 50 doenças, que podem levar à morte, como é o caso do câncer de pulmão (e os cânceres de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas), do Acidente Vascular Cerebral (AVC), ataque cardíaco, aneurisma, hipertensão arterial, trombose venosa e patologias buco-dentais. Além disso, é fator de risco para infecções respiratórias, tuberculose, úlcera gastrintestinal, impotência sexual e infertilidade, osteoporose, entre outras1,2.

Para quem deseja parar, saiba que a vontade de fumar não dura muito tempo. Assim, seguem algumas dicas para quando esses momentos aparecerem2:

  • Chupe gelo ou beba água gelada;
  • Escove os dentes;
  • Coma uma fruta;
  • Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel ou objeto pequeno;
  • Rabisque alguma coisa;
  • Converse com alguém;
  • Faço algo para distrair a atenção quanto ao desejo de fumar.

Quando não há mais nicotina circulando no sangue, os benefícios aparecem em pouco tempo. É possível notar que a pressão sanguínea, pulsação e nível de oxigênio voltam ao normal, o simples ato de respirar se torna mais fácil, já que os pulmões estão funcionando mais adequadamente, e o olfato e o paladar também melhoram2.

 

Fontes:

1– - Tabagismo – INCA – Instituto Nacional do Câncer. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tabagismo. Último acesso no dia 9 de novembro de 2020.

2- 16 de novembro - Dia do Não Fumar – Blog da Saúde-Ministério da Saúde Brasil. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34727-16-de-novembro-dia-do-nao-fumar. Último acesso no dia 9 de novembro de 2020.