Você já ouviu falar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica?

Também conhecida como DPOC, saiba como viver bem com esta doença.

Publicado em: 18 de dezembro de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma enfermidade com repercussões sistêmicas, que tem tratamento e existem maneiras de preveni-las. Ela é caracterizada pela limitação do fluxo aéreo pulmonar, causada por uma associação entre doença de pequenos brônquios (bronquite crônica obstrutiva) e a destruição de parênquima (enfisema)¹. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 210 milhões de pessoas no mundo convivem com esta doença².

A bronquite crônica ocorre quando há presença de tosse e expectoração por diversos dias, durante dois anos consecutivos, enquanto que no quadro de enfisema pulmonar, ocorre o aumento dos espaços aéreos distais dos bronquíolos terminais, com destruição das paredes alveolares².

Falta de ar, pigarro, cansaço, tosse crônica e com secreção, que geralmente piora pela manhã, são os sintomas mais comumente apresentados². 

O principal fator de risco é o tabagismo, responsável por 80 a 90% das causas. Outras situações em que a pessoa pode desenvolver esse tipo de doença é a poluição domiciliar, como fogão a lenha, por exemplo; exposição a químicos; infecções respiratórias durante a infância; desnutrição no mesmo período e até deficiências genéticas¹.

Saiba se você está propenso a desenvolver a doença
Este pequeno questionário, desenvolvido pela Global Initiative for Chronic Obstructive Pulmonar Disease ajuda a identificar pessoas com maior probabilidade de ter DPOC. O médico deve ser sempre consultado para avaliação²: 

- Você tem mais de 40 anos?
- Você é fumante ou ex-fumante?
- Você fica sem fôlego mais facilmente do que outras pessoas da sua idade?
- Você tosse várias vezes na maioria dos dias?
- Você tem catarro ou muco na maioria dos dias?
 
Tratamento
O pneumologista é quem irá recomendar o tratamento, que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e evitar o avanço da doença. Se a pessoa for fumante, o primeiro passo é parar de fumar e evitar a exposição a fumaça do tabaco e outros agentes nocivos sempre que possível. O uso de medicamentos, como broncodilatadores, pode ser receitado pelo médico³.

Exercícios físicos, sempre com orientação profissional e fisioterapia também são indicadas².
 

Fontes: 1- Caderno de atenção básica Doenças Respiratórias Crônicas – Ministério da Saúde Brasil. Atualizado em 17 de dezembro de 2020. 2- “Todos juntos para combater a DPOC”: Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde Brasil. Atualizado em 17 de dezembro de 2020. 3- Doenças Respiratórias Crônicas | Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – Blog da Saúde Ministério da Saúde Brasil. Atualizado em 17 de dezembro de 2020.  

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?