A relação da falta de ferro e a anemia

Conhecida como anemia ferropriva, este tipo de anemia é provocado pela deficiência de ferro no organismo

Publicado em: 4 de novembro de 2021  e atualizado em: 24 de junho de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O termo anemia indica uma condição em que ocorre redução em uma ou mais das principais medidas dos glóbulos vermelhos no sangue (o glóbulo vermelho é responsável por transportar o oxigênio pelo corpo por meio da hemoglobina), pode ser provocada pela falta de algum nutriente ou vitaminas, como ferro, zinco, vitamina B12 ou proteínas. Existem diversos tipos de anemias, com causas diferentes. No caso da falta de ferro no organismo de um indivíduo, provoca uma condição chamada anemia ferropriva e é uma das mais frequentes – estima-se que 90% das anemias seja provocada pela deficiência do ferro¹.

As mulheres em fase reprodutiva, as gestantes e lactantes tem mais predisposição para desenvolver a anemia ferropriva, assim como as crianças, apesar de menos frequente, ela pode acometer homens jovens e adultos, bem como idosos também¹. 

Teste os seus conhecimentos sobre a anemia neste quiz preparado pela Eurofarma.

O ferro é um nutriente bastante importante para a fabricação dessas células vermelhas do sangue e, consequentemente, para transportar o oxigênio pelo corpo humano¹.
Sintomas¹

Os principais sinais de que o organismo está sofrendo com anemia são a palidez da pele e de mucosas (parte interna do olho e gengiva), cansaço, falta de apetite e disposição, apatia, entre outros.  

Outro sintoma inusitado da anemia ferropriva é que algumas pessoas podem desenvolver um desejo de comer objetos como papel, gelo ou terra. 

Saiba quais são “Os perigos da anemia” neste artigo aqui

Causa da anemia ferropriva²

A principal causa da anemia ferropriva se dá por conta da ausência ou falta de ferro no organismo. Isso pode acontecer devido a alguns fatores como o baixo consumo (ou a má absorção) de alimentos com esse nutriente; no caso das mulheres, fluxos menstruais em excesso ou hemorragia no trato digestivo (estômago ou intestino), que pode ser provocado por úlceras gástricas ou determinados medicamentos.

Em mulheres grávidas, esta condição pode aparecer pois o corpo necessita de mais ferro que o normal para fornecer ao bebê.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da anemia pela falta de ferro pode ser confirmado por meio de um exame de sangue, que mede a quantidade de hemoglobina e o número de glóbulos vermelhos no sangue. Confirmada a anemia ferropriva, o médico irá estudar a sua possível causa que, como mencionado anteriormente, pode ser de origem hemorrágica. Neste caso, é preciso descobrir a origem e tratá-la, enquanto realiza a reposição de ferro²,³.

O tratamento é realizado com o uso de suplementação de ferro, inclusive durante a gravidez. Entretanto, o médico é quem sempre deverá prescrever o suplemento e acompanhar o tratamento².

Alimentos fontes de ferro¹

Carnes vermelhas, em especial o fígado e outras partes como rim e coração

Carnes de aves

Peixes e mariscos crus

Folhas verde-escuras: agrião, couve, cheiro-verde

 

Leguminosas: feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha

Grãos integrais ou enriquecidos

Nozes e castanhas

Rapadura

Açúcar mascavo

Fontes: 1. Anemia. Biblioteca Virtual em Saúde. Último acesso em 25 de outubro de 2021. 2. Anemia, carência de ferro. NHS. Último acesso em 25 de outubro de 2021. 3. Anemia por deficiência de ferro. MSD Manuals. Último acesso em 25 de outubro de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?