Possibilitando a amamentação: como fazer a diferença para mães e pais que trabalham
As empresas são parte fundamental da rede de apoio após o nascimento do bebê
O principal desafio dos pais que trabalham fora de casa é equilibrar a vida pessoal e profissional. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, metade das mulheres que tiram licença maternidade perdem seus empregos em até 24 meses. E, de acordo com a pesquisa da Insper, a paternidade vem acompanhada por um prêmio salarial, invalidando a mãe (de certa forma) para prosseguir com sua trajetória de crescimento profissional e, também, de remuneração.
A boa notícia é que muitas empresas estão se aprimorando para que as mães retomem suas rotinas de trabalho sob políticas que apoiam a amamentação de seus bebês.
Na Eurofarma, mães e pais contam com uma rede de apoio especial para que seus filhos e filhas tenham todas as fases, não só a do aleitamento, asseguradas.
Política e Benefícios
Na Eurofarma, toda futura mamãe, colaboradora direta ou cônjuge dependente, pode contar com suporte por meio de diferentes iniciativas:
Monitoramento: acompanhamento realizado para gestantes de baixo risco e para gestantes de alto risco, que consiste em dicas e orientações sobre pré-natal, alimentação e preparativos para a chegada do bebê;
NutriMãe: em dois intervalos, pela manhã e à tarde, as gestantes podem realizar refeições balanceadas nos espaços de alimentação da empresa;
Saúde com sabor: por meio de palestras com profissionais da área, as gestantes adquirem mais conhecimento sobre alimentação saudável;
Kit mamãe e bebê: kits personalizados com uma delicada pelúcia, uma linda toalha com capuz, panos para limpeza e proteção para o bebê e babadores.
Encontro de Gestantes: programa semestral aberto para mamães, papais e familiares, que incentiva o fortalecimento da rede de apoio. Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, dentistas, terapeuta corporal, nutricionista, profissional interno e convidado para a abordagem dos seguintes temas: dúvidas sobre a gravidez e o nascimento do bebê; como lidar melhor com as transformações do corpo; como agir com segurança e tranquilidade na chegada do bebê; orientações sobre os aspectos gerais da gravidez e sobre a vida conjugal; planejamento familiar; alimentação saudável; prevenção de problemas odontológicos na gravidez; e legislação referente à licença maternidade, incentivo amamentação, e assim por diante.
Espaço Amamentação: desde 2015, a Eurofarma possui o selo “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, da Secretaria de Saúde do Estado em parceria com o Ministério da Saúde e com a Sociedade Brasileira de Pediatria, que reconhece as boas práticas realizadas em prol do aleitamento materno de 23 instituições públicas e privadas do estado de São Paulo.
A Eurofarma é a única do segmento farmacêutico a receber a certificação pelo Espaço Amamentação, reservado exclusivamente para que as colaboradoras possam retirar e guardar o leite humano para ser administrado na creche ou levado para casa após o trabalho (unidades Brooklin e Itapevi).
As mães que participam do Espaço Amamentação recebem o kit amamentação, que é composto por frasqueira térmica, gelo, adaptador para ordenha e frascos, além de contarem com a supervisão de técnicas de enfermagem e a disponibilização de bombas elétricas para realizar a retirada do leite com segurança.
Assim, a empresa oferece toda a estrutura necessária para que o aleitamento humano seja realizado pelo maior tempo possível - e com todo o conforto para a mãe e crianças.
Para as mães com dificuldade em amamentar, a empresa disponibiliza bombas elétricas, sendo que o benefício é integralmente assumido pela companhia, incluindo a entrega e retirada do aparelho na residência da colaboradora.
Doação para o Lactare: todas as mães, colaboradoras ou não, com leite excedente, podem doá-lo ao banco de leite Lactare, que atende bebês prematuros nos hospitais públicos de Itapevi e região.
A estrutura conta com todos os materiais necessários para a coleta, transporte e processamento do leite humano (dentro dos parâmetros legais de higiene e armazenamento) e técnicas de enfermagem para auxiliar as mamães sempre que necessário.
Referências: 1. Mulheres perdem trabalho após terem filhos. FGV. Último acesso: 27 de Julho de 2023. 2. Por que ter filhos prejudica mulheres e favorece pais no mercado de trabalho?. Insper. Último acesso: 27 de Julho de 2023. 3. Ações de apoio à amamentação na Eurofarma são destaque no Jornal Nacional. Eurofarma. Último acesso: 27 de Julho de 2023. 4. A importância da rede de apoio na maternidade. Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Último acesso: 27 de Julho de 2023.