Diferenças entre artrite e a artrose
Conheça mais sobre essas duas patologias que são distintas, mas com sintomas muito semelhantes.
Apesar de sintomas muito semelhantes, existem diferenças entre artrite e a artrose. Por isso, pode gerar confusão e faz com que as duas condições, que realmente são parecidas, sejam erradamente tratadas como um problema único.
Neste material, vamos explicar as principais diferenças entre artrite e a artrose.
Artrite
A artrite, como acontece, por exemplo na artrite reumatoide (AR), é uma doença inflamatória que provoca uma inflamação das articulações (juntas), embora também possa acometer outros órgãos. A artrite reumatóide é uma doença autoimune, uma condição em que o sistema imunológico, responsável por ajudar o corpo a se defender de infecções contra vírus e bactérias, passa a atacar o próprio tecido que envolve as articulações. Se não tratada adequadamente, a artrite pode levar à destruição das juntas, gerando deformidades e limitações para a pessoa trabalhar e até exercer atividades corriqueiras e diárias da vida¹. Apesar de ter causa desconhecida, ela é mais frequente em mulheres, até duas vezes mais do que os homens, e geralmente apresenta os primeiros sinais entre 30 e 40 anos, aumentando sua incidência conforme a idade².
Sintomas da artrite²
Os mais comuns são: calor, dor, edema e vermelhidão nas articulações, principalmente nas mãos e punhos. Também pode ocorrer na coluna cervical e mais raramente, acometer a coluna lombar e dorsal.
Quando inflamadas, as articulações provocam rigidez matinal e, com a progressão da doença, a cartilagem articular é destruída, provocando deformidades. As mais comuns ocorrem em articulações periféricas, ou seja, dedos em pescoço de cisne, dedos em botoeira, desvio ulnar e hálux valgo (joanete).
Tratamento²
Vai depender do estágio da doença. Porém, o médico poderá receitar anti-inflamatórios, corticoides e drogas modificadoras do curso da doença, a maior parte delas imunossupressoras. Em alguns casos, pode ser recomendado a cirurgia.
A fisioterapia e a terapia ocupacional são tratamentos que ajudam o paciente a ter uma melhor qualidade de vida.
Esclareça os Mitos e Verdades sobre a saúde dos ossos neste link aqui.
Artrose
A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é a forma mais comum de artrite que se caracteriza pela degeneração e pelo desgaste da cartilagem entre os ossos. É mais comum nas mãos, coluna, joelhos e no quadril. Por conta deste desgaste da cartilagem, o atrito entre os ossos pode provocar a dor¹,³.
A grosso modo, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. Esta causa é natural e está associada ao envelhecimento do organismo. Como a cartilagem não pode ser substituída, o uso de medicamentos, quando receitado pelo profissional de saúde, deve vir acompanhado de algumas medidas para aliviar a dor⁴:
Acupuntura para reduzir a dor;
Fisioterapia ou hidroterapia;
Fortalecimento da musculatura;
Manutenção do peso ideal.
Assim como a artrite, ocorre com mais frequência em mulheres, principalmente nas mãos e joelhos. Nos homens, na articulação do fêmur com a bacia (coxofemoral). Geralmente aparece após os 60 anos⁵.
Para saber mais do tema, basta acessar o artigo “Artrose: o que é e quais são as causas?”.
Fontes:
1. Depressão e ansiedade podem atingir quem tem artrite reumatoide – Sociedade Brasileira de Reumatologia. Último acesso em 28 de junho de 2021. 2. Artrite Reumatoide – Sociedade Brasileira de Reumatologia. Último acesso em 28 de junho de 2021. 3. Quais as diferenças entre artrite, osteoporose e artrose? – Biblioteca virtual em Saúde – Ministério da Saúde. Último acesso em 28 de junho de 2021. 4. Artrite reumatoide e artrose (osteoartrite) – Biblioteca virtual em Saúde – Ministério da Saúde. Último acesso em 28 de junho de 2021. 5. Osteoartrite (Artrose) – Sociedade Brasileira de Reumatologia. Último acesso em 28 de junho de 2021.