Asma requer cuidados no outono

Conheça mais sobre a principal doença crônica respiratória que afeta uma parte significativa da população  
 

Publicado em: 16 de maio de 2024  e atualizado em: 16 de maio de 2024
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

No Brasil, estima-se que 10% da população sofra com a doença, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas, sendo 20% desse número incidências em adolescentes. Apesar dos avanços no tratamento e controle da asma, a doença ainda é responsável por um alto índice de internações hospitalares, principalmente em crianças e jovens (1). 

O que é Asma? 

Trata-se de uma doença crônica das vias aéreas que causa inflamação e estreitamento delas, dificultando a passagem do ar. Isso provoca sintomas como chiado no peito, tosse, falta de ar e aperto no peito, que podem ser desencadeados por diversos fatores (2), como:  
 

  • Ácaros, poeira e mofo: presentes em ambientes úmidos e empoeirados;
  • Pelos de animais: de cães, gatos e outros bichos de estimação; 
  • Poluição do ar: causada por carros, fábricas e queima de combustíveis fósseis;
  • Infecções respiratórias: como gripe e resfriado;
  • Exercícios físicos: principalmente em ambientes frios ou secos;
  • Fatores emocionais: como estresse, ansiedade.

Com a chegada do outono, é comum ocorrer um aumento no número de doenças respiratórias (4), e isso acontece por diversas razões, incluindo a queda nas temperaturas, a maior concentração de poluentes e o aumento da umidade relativa do ar. É importante que as pessoas com asma conheçam seus gatilhos e tomem medidas para evitá-los, evitando estar em contato com os fatores citados acima. 

Caso não saiba se o que você tem é asma, mas tem indícios, é importante procurar um médico imediatamente para um diagnóstico preciso e tratamento adequado, podendo ser necessário combinar exame físico, histórico médico e testes respiratórios. 
 
O tratamento visa controlar os sintomas (3) e prevenir crises para que as pessoas possam levar uma vida saudável e sem preocupações. Além disso, é fundamental seguir as orientações médicas e evitar a automedicação, que pode agravar os sintomas e prejudicar a saúde. (4) 
 
Referências: 1. Residência Pediátrica https://residenciapediatrica.com.br/detalhes/167/asmanaadolescencia#:~:text=A%20asma%20%C3%A9%20uma%20das,sua%20letalidade%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20alta. – Acesso em 19 de abril de 2024; 2. Biblioteca Virtual em Saúde -  https://bvsms.saude.gov.br/02-5-dia-mundial-de-combate-a-asma/  - Acesso em 19 de abril de 2024; 3. ABRAF - https://abraf.ong/dia-mundial-de-combate-a-asma/ - Acesso em 19 de abril de 2024; 4- Prepare-se para o outono: Doenças respiratórias são características da estação- Conselho Federal de Biomedicina - https://cfbm.gov.br/prepare-se-para-o-outono-doencas-respiratorias-sao-caracteristicas-da-estacao/ acessado em 22 de abril de 2024. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?