Caxumba e catapora nos pequenos
A vacina é a melhor prevenção para ambas as doenças.
2020-08-12 14:00:14
Tanto a caxumba quanto a catapora são doenças mais frequentes em crianças e ambas são provocadas por um vírus¹. Você conhece as diferenças entre elas?

A catapora é também conhecida como varicela e causada pelo vírus varicela-zoster. Apesar de não ser grave, é altamente contagiosa. Febre, cansaço e falta de apetite são os primeiros sintomas, seguido de manchas vermelhas pelo corpo, que coçam bastante. Os médicos recomendam não coçá-las e não tirar as casquinhas que se formam, pois podem infeccionar e formar cicatrizes. Não existe um remédio específico para tratar a catapora, porém alguns tipos de loções e géis aliviam a coceira¹.

A transmissão acontece pelo contato direto com saliva ou secreções de crianças infectadas. A catapora tende a ser mais grave em um adulto que ainda não foi exposto a esse vírus, pois pode atingir o sistema respiratório. O mesmo alerta serve para mulheres grávidas, pois a varicela pode trazer complicações para o bebê. A boa notícia é que uma pessoa que já teve catapora fica imune para sempre, seja tendo a doença, quanto com a vacina¹.

Já a caxumba é provocada pelo vírus Paramyxivurudae e também tem elevado grau de contágio. Aparece mais comumente nas glândulas paróticas (que produzem saliva) ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido, porém pode atingir qualquer tecido nervoso ou glandular do corpo. A pessoa apresenta febre, dor e inchaço nas glândulas salivares. Um adulto que tiver suspeita de caxumba deve procurar ajuda médica, pois é comum haver inflamação nos testículos (orquite, nos casos do homem) ou infecção do tecido mamário (mastite, em mulheres)².

A transmissão também é por via aérea, assim como a catapora, por meio de secreções e contato com a saliva de alguém infectado. Para tratamento, o recomendado é usar medicamentos para dor e controle de temperatura².

Para ambas as doenças, a vacina é a melhor maneira de prevenção. Inclusive, com uma única dose da Tetra Viral é possível ter a proteção contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora (varicela)².

 

 
Fontes:

1- Catapora – Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/catapora/65/. Último acesso em 10 de agosto de 2020.

2- Caxumba: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Ministério da Saúde Brasil. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/caxumba. Último acesso em 10 de agosto de 2020.