Conheça mais sobre glaucoma
Se não cuidado, o glaucoma pode levar à cegueira.
2020-09-24 09:00:24
O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo¹. Apesar de não ter cura, é possível controlá-la. É uma doença que atinge o nervo óptico do olho e é provocada pelo aumento da pressão ocular, geralmente em pessoas com mais de 40 anos. Quem tem alto grau de miopia e diabéticos também tendem a desenvolver o glaucoma². Existem dois tipos principais³:

* ‘Glaucoma primário de ângulo aberto’ é o mais comum e acontece de forma gradual, quando o olho não drena o líquido intraocular como deveria, aumentando a pressão ocular. É indolor e não altera a visão no início dos sintomas.

* ‘Glaucoma de ângulo fechado’ acontece quando o ângulo entre a íris e a córnea é mais estreito que o normal, e acaba bloqueando o espaço de drenagem causando um aumento súbito da pressão. Essa disfunção causa fortes dores na cabeça e nos olhos, náuseas, vômitos, visão turva e luzes coloridas durante a noite.  Pode causar a cegueira se não tratado imediatamente.

Exames oftalmológicos de rotina são importantes para identificar sinais de danos no nervo óptico pois, exceto nos casos de glaucoma de ângulo fechado, a doença pode se desenvolver sem apresentar nenhum sintoma. Em estágio avançado, a pessoa vai perdendo a visão periférica, ou seja, não enxerga o que está dos lados, mas vê o que está a sua frente. Exames como o de fundo de olho e o campo visual ajudam a diagnosticá-la².

O tratamento é feito com o uso de colírios que baixam a pressão intraocular, evitando que a doença avance e provoque a perda total da visão. Nos casos mais avançados, cirurgias e o uso do laser podem ser recomendados².

 

 
Fontes:

1- Prevention of Blindness and Visual Impairment – World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/blindness/publications/glaucoma/en/. Último acesso em 22 de setembro de 2020.

2- Glaucoma – Biblioteca Virtual de Saúde. Ministério da Saúde Brasil. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/234_glaucoma.html. Último acesso em 22 de setembro de 2020.

3- What Is Glaucoma? - American Academy of Ophthalmology. Disponível em: https://www.aao.org/eye-health/diseases/what-is-glaucoma. Último acesso em 22 de setembro de 2020.