Dia Mundial da Obesidade
A data tem o objetivo de elucidar o combate à doença e de gerar conscientização
Dia 11 de outubro é considerado o Dia Mundial da Obesidade e também o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade¹. A data tem o objetivo de elucidar o combate à doença e de gerar conscientização para as ações de prevenção diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas¹. No mundo, a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões, com obesidade. O número de crianças com sobrepeso e obesidade poderá chegar a 75 milhões². A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo².
A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada¹. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias¹. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo³. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças³. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras³. São muitas as causas da obesidade³. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas³. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um especialista³.
Tratar a obesidade com respeito implica disseminar informações sobre o assunto de maneira responsável².
Causas4
As pessoas engordam por quatro motivos: comem muito, têm gasto calórico diminuído, acumulam gorduras mais facilmente ou têm mais dificuldade de queimá-las. O gasto calórico significa a queima de energia que uma pessoa apresenta durante as 24 horas do dia e isso inclui o gasto calórico com a alimentação (energia gasta nos processos de digestão, absorção e transporte de nutrientes) e com a atividade física.
A capacidade de transformar calorias em gorduras varia de indivíduo para indivíduo e isso explica porque duas pessoas com o mesmo peso e altura, que comem os mesmos alimentos, podem fazer gordura com menor ou maior eficiência.
A habilidade de queimar gorduras também varia de pessoa para pessoa. Podemos queimar as calorias do nosso organismo a partir das gorduras do tecido adiposo, das proteínas dos músculos e do glicogênio do fígado, entre outros. O indivíduo apresentará menor tendência de engordar e maior capacidade de emagrecer quanto maior for a sua capacidade de queimar as gorduras. Todas essas condições ocorrem não apenas por mecanismos orgânicos, mas, em especial, por fatores genéticos.
Os prejuízos que o excesso de peso pode causar ao indivíduo são muitos e envolvem desde distúrbios não fatais, embora comprometam seriamente a qualidade de vida, até o risco de morte prematura.
Prevenção5
A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar precipitam o aumento do número pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças.
Fontes: 1. 11 de Outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Último acesso em 12 de julho de 2021. 2. Obesidade eu trato com respeito. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Último acesso em 12 de julho de 2021. 3. Obesidade. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Último acesso em 12 de julho de 2021. 4. Obesidade e Desnutrição. Ministério da Saúde. Último acesso em 12 de julho de 2021. 5. 10 Coisas de que você precisa saber sobre a obesidade. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Último acesso em 12 de julho de 2021.