A diferença entre dor de cabeça e enxaqueca
Você sabia que existem mais de 200 tipos de dores de cabeça? Mas calma, em sua maioria não está ligada a doenças graves
Dor de cabeça não acontece apenas em uma região do local: pode ser de um lado ou de ambos, pode ser isolada ou em determinada localização1. Ela pode, inclusive, irradiar de um ponto para outro, fazer latejar ou causar uma sensação de dor surda1. Pode aparecer gradualmente ou de repente e ter diferentes durações1. Ao menos 63 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça regulares1.
Existem mais de 200 tipos delas, com sintomas diferentes que as classificam para identificar o melhor tratamento1. A maioria não é resultado de doença grave, mas algumas podem estar ligadas a condições sérias e requerem atenção1. E existem diversos gatilhos que podem ocasioná-las. Entre os mais comuns, estão1: o estresse, muito calor, dormir mal, alimentos, pular refeições, jejum, traumas cranianos, postura incorreta, esforço exagerado, cheiros fortes, não usar óculos correto, exposição a ruídos altos, queda de níveis hormonais.
Entre as cefaleias primárias está a enxaqueca1, doença muito mais comum do que se imagina – pode afetar cerca de 20% das mulheres e entre 5% a 10% dos homens2. Ela é crônica e pode ser confundida com uma simples dor de cabeça e não receber o tratamento adequado2. A enxaqueca é uma doença neurovascular que se caracteriza por crises repetidas de dor de cabeça que ocorrem em frequências variáveis: algumas pessoas sofrem poucas crises durante a vida, enquanto outras relatam diversos episódios em um período de um mês, por exemplo2.
A crise de enxaqueca normalmente é caracterizada por uma dor que envolve metade da cabeça, piora com atividade física e está frequentemente associada à náusea, vômitos e desconforto com a exposição à luz e sons altos, com duração de cerca de 72 horas2. Nem sempre os pacientes apresentam todos os sintomas, mas o médico é capaz de reconhecer a enxaqueca pelo quadro clínico2. Portanto, se a dor de cabeça aparentar ser mais do que algo passageiro, procure um médico.
Fontes: 1. Sociedade Brasileira para Estudo da Dor. Dor de Cabeça - Dúvidas Frequentes. Último acesso em 14 de junho de 2021. 2. Sociedade Brasileira da Cefaleia. Tipos de dor de cabeça. Último acesso em 14 de junho de 2021.