Saiba mais sobre o lipoma e as formas de tratamento
Embora seja benigno, esse tumor exige atenção e cuidados
O lipoma é um tumor benigno composto por células de tecido adiposo, que se agrupam dentro de uma cápsula fibrosa, localizada logo abaixo da pele, no tecido subcutâneo. Embora possam surgir em diversas partes do corpo, é mais comum encontrá-los no tronco, ombros, parte posterior do pescoço e axilas¹. Em geral, essas formações não costumam exceder 2 cm a 3 cm em diâmetro, embora alguns lipomas possam crescer consideravelmente, atingindo mais de 10 cm¹.
As causas exatas do lipoma ainda não são bem compreendidas, mas fatores genéticos parecem desempenhar um papel significativo, uma vez que essa condição tende a ocorrer em famílias¹.
Há algumas teorias que sugerem uma possível relação entre traumas na área onde o lipoma se desenvolve (pós-traumático, por exemplo), no entanto, essa hipótese ainda carece de comprovação sólida. Além disso, não existe um consenso claro sobre a relação entre obesidade e a formação de lipomas, mas é observado que pessoas magras que ganham peso rapidamente podem ter um maior risco de desenvolver esses tumores, que podem não diminuir com a perda de peso¹.
Devido à falta de compreensão das causas subjacentes, a implementação de medidas preventivas para controlar a formação de lipomas é desafiadora¹.
Fatores de risco e tratamento
Além de idade, predisposição genética e ocorrência mais comum em mulheres, várias síndromes raras têm sido associadas ao desenvolvimento de múltiplos lipomas em diferentes partes do corpo. Algumas dessas síndromes incluem¹:
- Síndrome de Bannayan-Riley-Ruvalcaba;
- Síndrome de Madelung;
- Adipose dolorosa, também conhecida como síndrome de Dercum;
- Síndrome de Cowden;
- Síndrome de Gardner.
Na maioria das vezes, os lipomas não exigem tratamento e, em alguns casos, podem desaparecer por conta própria. No entanto, a remoção do lipoma pode ser recomendada em algumas situações².
Indicações para a remoção de um lipoma incluem motivos estéticos, quando o lipoma causa compressão em terminações nervosas, aumento de tamanho, características irregulares, um tamanho consideravelmente grande (mais de 5 centímetros) ou suspeita de malignidade. A cirurgia para a remoção de lipomas é um procedimento simples geralmente realizado no consultório médico com anestesia local².
Referências: 1. Lipoma. Dr. Drauzio Varella. Último acesso: 24 de outubro de 2023. 2. Lipoma: o que é e como lidar com esse tumor benigno sob a pele. Hospital Israelita Albert Einstein. Último acesso: 24 de outubro de 2023.