Não vacile com o câncer de próstata
O segundo mais comum dos cânceres nos homens, se detectado cedo, tem perto de 100% de chance de cura
O primeiro dado que deveria convencer os homens a fazer o exame da próstata é que em um câncer detectado em estágio inicial nessa área, as chances de cura são de perto de 100% (1). São quase 66 mil novos casos por ano! Não há por que postergar exames que possa ajudar num diagnóstico mais precoce de câncer na próstata.
Ele é o segundo tipo mais comum entre a população masculina e ocorre na próstata, órgão responsável por parte da produção do sémen, junto com as glândulas chamadas de vesículas seminais (2,3). O exame mais comum para detecção é o exame de toque, pois a próstata está em frente ao reto e abaixo da bexiga. O exame de PSA também é usado pra fornecer pistas de um câncer no local, assim como uma ressonância magnética que cria uma imagem em alta definição da glândula - havendo suspeitas, passa-se para o estágio de uma biópsia no local, com retirada de 10 a 12 amostras. Atualmente, uma biópsia é pedida após a ressonância, sendo o PSA e exame de toque apenas o início do processo.
Fatores de risco (1,2)
A partir dos 50 anos aumenta a probabilidade de um câncer de próstata. São três vezes maiores as chances de um homem desenvolver o câncer se seu pai, filho ou irmão tiverem tido a doença(2), por isso indica-se exames a partir dos 45 anos. Obesidade também é fator de risco, segundo estatísticas.
Sintomas
Sintomas também podem indicar a doença, como dificuldade de urinar, fluxo fraco ou interrompido, recorrência anormal de necessidade de urinar durante a noite, problemas de esvaziar a bexiga por completo, sangue na urina, dores nas costas, pélvis ou quadris e dor durante a ejaculação
Tratamento
Quando feito o diagnóstico, o tratamento deve ser individualizado de acordo com a extensão da doença e condição do paciente. Dentre as opções terapêuticas, temos cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal, entre outras. A escolha do tratamento deverá ser discutida entre o médico e seu paciente.
Fontes: 1. Novos Exames Dão Mais Precisão ao Diagnóstico de Câncer na Próstata. Folha de S.Paulo/Dasa. Último acesso em 22 de novembro de 2022. 2. What is Prostate Cancer. American Cancer Society. Último acesso em 22 de novembro de 2022 3. Câncer de Próstata: Vamos Falar Sobre Isso? Inca. Último acesso em 22 de novembro de 2022 4. What is Prostate Cancer. Treatment. American Cancer Society. Último acesso em 22 de novembro de 2022