Pandemia faz surgir um novo tipo de cansaço
Especialistas alertam para a “exaustão pandêmica” com o isolamento, distanciamento e os impactos psicossociais da covid-19 na saúde mental
Você já parou para pensar por que, ultimamente, estamos nos sentindo tão cansados? As consequências da pandemia de covid-19 na saúde mental são inegáveis. Os sinais do cansaço excessivo devem ser observados, com atenção, para se buscar ajuda profissional o quanto antes¹.
Durante uma pandemia é esperado que as pessoas estejam frequentemente em estado de alerta, preocupadas, confusas, estressadas e com a sensação de falta de controle diante das incertezas do momento. Estima-se que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode vir a sofrer alguma manifestação psicossomática, caso não seja feita nenhuma intervenção de cuidado específico para as reações e sintomas manifestados². É preciso estar alerta para identificar o momento certo em que o cansaço mental exige ajuda!
A “exaustão pandêmica” é um termo que já circula no meio médico e traz preocupação com a nossa saúde mental. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já aponta para um aumento nos índices de suicídio, depressão, preocupação, medo, ansiedade, violência doméstica e uso abusivo de álcool e outras drogas que precisa de atenção³. Afinal, a pandemia do novo coronavírus (covid-19) é a maior emergência de saúde pública que a comunidade internacional enfrenta em décadas. A pandemia pode impactar a saúde mental e o bem-estar psicológico devido a mudanças na rotina e nas relações familiares⁴.
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) define o impacto na saúde mental como a quarta onda do novo coronavírus, pelo trauma psíquico, pelas doenças mentais e pelo desgaste da sociedade como um todo⁵.Saiba como identificar sinais da “exaustão pandêmica”
Especialistas alertam para alguns sinais que afetam toda a família em tempos de pandemia. Procure ajuda profissional se perceber alguns dos seguintes sinais⁶:
Preocupação excessiva;
- Tensão física;
- Coração batendo mais acelerado;
- Sudorese e tremores;
- Transtornos de ansiedade;
- Depressão e mudanças de humor.
O estresse é fator de risco para vários transtornos mentais. Na família é preciso cuidado, especialmente, com idosos e crianças. A demonstração de solidariedade, empatia e afeto são fundamentais, além de mantê-los conectados à distância. Já as crianças vão exigir mais do que exigem em tempos normais. Elas têm mais dificuldade em mudanças de rotina. É essencial buscar alternativas para que elas se sintam mais seguras⁷. Em alguns casos, o uso de medicamentos pode se fazer necessário, de acordo com prescrição médica.
Teste seus conhecimentos sobre depressão neste quiz aqui.
Cuidados no uso de psicofármacos
Atenção: a automedicação pode ser fatal! É sempre importante procurar um médico quando precisar de ajuda e ter cuidado no uso de psicofármacos, se necessário. Pacientes com doenças psiquiátricas precisam de atenção especial. A escolha do tratamento deve sempre considerar a história clínica, a gravidade dos sintomas, o nível de sofrimento psíquico associado e as limitações relacionadas, assim como os tratamentos disponíveis e os seus riscos e benefícios⁸.
Recomenda-se para tratamento, inicialmente, medidas não farmacológicas como higiene do sono (leia mais sobre a qualidade do sono aqui), meditação e terapia cognitivo comportamental. Caso esses procedimentos sejam ineficazes, é possível considerar, em curto prazo, a administração de medicamentos.
Durante uma pandemia, como a que ainda vivemos, é preciso lidar com essa nova realidade e buscar alternativas para evitar chegar a um quadro de exaustão mental. A dica final é: cuide da sua saúde e não deixe de procurar ajuda, quando precisar!
Fontes: 1. Pandemia de exaustão: saiba como identificar sinais de cansaço mental. Faculdade de Medicina UFMG. Último acesso em 15 de setembro de 2021. 2. Recomendações e Orientações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19. Fiocruz. Fundação Oswaldo Cruz. Ministério da Saúde. Último acesso em 15 de setembro de 2021. 3. Depressão, ansiedade e estresse aumentam durante a pandemia. Fiocruz Brasília. Último acesso em 15 de setembro de 2021. 4. Mental health and psychological interventions during the new coronavirus pandemic (COVID-19). SciELO Brasil. Último acesso em 15 de setembro de 2021. 5. As quatro ondas da pandemia – Depressão Pandêmica. Instituto de Psiquiatria. HCFMUSP. Último acesso em 15 de setembro de 2021. 6. Sintomas – Pandemia de exaustão: saiba como identificar sinais de cansaço mental. Faculdade de Medicina UFMG. Último acesso em 15 de setembro de 2021. 7. Quais os principais efeitos da pandemia na saúde mental? UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Último acesso em 15 de setembro de 2021. 8. Prescrição e uso de Psicofármacos - Recomendações e Orientações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19. Fiocruz. Fundação Oswaldo Cruz. Ministério da Saúde. Último acesso em 15 de setembro de 2021.