Cancelamento do recolhimento de medicamentos com o princípio ativo losartana
A Eurofarma informa que a Anvisa publicou no Diário Oficial da União de hoje (13/07/2022), resoluções que revogam o recolhimento, a interdição e a proibição da comercialização de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana.
A ação foi motivada pelo recebimento de novos estudos referentes à impureza “azido”, detectada no insumo farmacêutico ativo losartana. Os documentos contendo os novos dados científicos foram solicitados pela Anvisa e cedidos pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA - European Medicines Agency).
Segurança do medicamento
As evidências analisadas pela Anvisa demonstraram que a impureza "azido" não possui a toxicidade inicialmente identificada. A Anvisa considerou que os resultados de estudos científicos mais recentes, demostraram que os lotes dos medicamentos à base de losartana, envolvidos inicialmente no recolhimento estão aptos a serem mantidos no mercado, pois foi excluído o risco anteriormente identificado.
Os medicamentos à base de losartana, são seguros e eficazes e os pacientes que fazem uso desses medicamentos devem continuar utilizando-os normalmente, conforme comunicado da Anvisa.
Assim, todas as ações relacionadas ao recolhimento de lotes foram revogadas. Ressaltamos que os medicamentos contendo losartana produzidos pela Eurofarma continuam com registros válidos na Anvisa, respeitando os critérios de segurança, eficácia e qualidade. Sendo assim, todos os lotes válidos de produtos da Eurofarma contendo losartana disponíveis no mercado são seguros e estão aptos para o uso.
Há 50 anos, existimos para tornar a saúde acessível para que todas as pessoas possam viver mais e melhor, com rigorosos padrões de qualidade na produção de medicamentos, atestados pelas autoridades reguladoras em mais de 700 produtos. Por isso, agradecemos a sua confiança e permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir no 0800-704-1993 ou euroatende@eurofarma.com.
Atenciosamente,
Eurofarma