Comunicado sobre Recolhimento Voluntário de Omeprazol Hospitalar
Publicado em: 10 de julho de 2017  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
Ouvir o texto Parar o Audio
São Paulo, 10 de julho de 2017

Comunicado de recolhimento voluntário do medicamento hospitalar Omeprazol pó liofilizado para solução injetável – 40 mg – Lote 486773A

Conforme comunicado de 13/06/17, que foi publicado no Diário Oficial da União em 10/07/17, encontra-se em andamento o processo de recolhimento voluntário do medicamento hospitalar Omeprazol pó liofilizado para solução injetável – Lote 486773A, com data de fabricação em 01/2017 e validade em 12/2017. O medicamento é de uso restrito a hospitais e é indicado nas úlceras pépticas benignas, tanto gástrica como duodenal.

Em uma análise interna detalhada, foi identificado desvio de qualidade relacionado à rotulagem em algumas unidades do referido lote de Omeprazol. A falha técnica se deu nos rótulos, especificamente, da embalagem primária (frasco). Tão logo detectou o desvio, a empresa solicitou às distribuidoras e hospitais a suspensão imediata da comercialização e retorno das unidades em estoque do lote supracitado.

Em paralelo ao recolhimento do lote 486773A, a Eurofarma estabeleceu ações corretivas e preventivas. A cadeia de distribuição foi prontamente informada e orientada para a devolução, que está sendo feita seguindo as diretrizes do órgão regulador. Em atendimento também à legislação, a empresa promoveu comunicação direta e expressa em seu site, agências reguladoras, hospitais e distribuidoras. A Anvisa reforça em seu comunicado oficial sobre o recolhimento de que outros lotes do produto, que não o supracitado, podem ser comercializados e utilizados normalmente.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e responsabilidade na condução de nossas atividades, incluindo a maneira como procedemos em casos de recolhimento, atuando ativamente e voluntariamente quando há a detecção de desvio. Esta conduta profissional e ética pauta os mais de 45 anos de existência da Eurofarma.

Nosso time de Qualidade e a Central de Atendimento Eurofarma permanecem à disposição de clientes para dirimir eventuais dúvidas no 0800-704-3876, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo euroatende@eurofarma.com.br

Eurofarma Laboratórios