Dermatite atópica

Saiba mais sobre essa patologia dermatológica, como tratá-la e o que fazer para diminuir os sintomas

Ouvir o texto Parar o Audio

A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é uma enfermidade inflamatória não contagiosa da pele. É uma patologia crônica caracterizada por pele seca e coceira, e pode apresentar exsudato claro quando arranhada. Pessoas com dermatite atópica também podem ser particularmente suscetíveis a infecções cutâneas bacterianas, virais e fúngicas¹.

Uma combinação de fatores genéticos e ambientais, ao que tudo indica, parece estar envolvida no desenvolvimento da dermatite atópica. A condição geralmente está associada a outras condições alérgicas, como asma e alergia alimentar. A dermatite atópica acontece com mais frequência em crianças cujos pais tenham histórico de asma ou outras alergias. Aproximadamente 30% das crianças com dermatite atópica, segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e Alergias dos Estados Unidos, têm alergia alimentar e muitas desenvolvem asma ou alergias respiratórias. Pessoas que vivem em cidades ou em climas mais secos também parecem mais propensas a desenvolvê-la².

O quadro de dermatite atópica pode piorar com excesso de banho, banhos muito longos ou com água muito quente.

Alguns fatores são considerados gatilhos para desencadeamento de dermatite atópica, entre eles: mofo, ácaros, contato da pele com produtos químicos irritantes, fragrâncias ou corantes adicionadas a sabonetes ou loções para a pele, fatores emocionais como estresse, contato da pele com materiais ásperos, entre outos³.

A pele de pessoas com dermatite atópica carece de proteínas que combatem infecções, o que as torna suscetíveis a infecções cutâneas causadas por bactérias e vírus. As infecções fúngicas também são comuns em pessoas com dermatite atópica³.

Infecções bacterianas

De 60 a 90% dos portadores de dermatite atópica podem ter sua pele colonizada por Staphylococcus aureus e por isso, são mais susceptíveis a desenvolver uma infecção bacteriana, que pode causar piora da dermatite³.

Infecções virais

Pessoas com dermatite atópica são mais vulneráveis ​​a certas infecções virais da pele. O eczema herpético, por exemplo é uma infecção viral causada pelo vírus herpes simples³.

Tratamento

O médico, juntamente com o paciente avaliarão qual a melhor estratégia de tratamento e quais medicamentos deverão ser tomados. Mas alguns cuidados com a pele podem reduzir a necessidade do uso de medicamentos, dentre essas recomendações, podemos citar⁴:

  • Evitar coçar a pele e as lesões;
  • Utilizar hidratante sem corante e sem fragrância para hidratar a pele
  • Mantenha as unhas curtas e limpas
  • Lubrifique ou hidrate a pele duas a três vezes ao dia usando pomadas como vaselina. Os hidratantes não devem conter álcool, aromas, tinturas, fragrâncias e outros produtos químicos irritantes para a pele. Um umidificador em casa também pode ajudar.

Evite tudo o que pode piorar os sintomas, incluindo⁴:

  • Irritantes como lã e lanolina (uma substância oleosa derivada da lã de ovelha usada em alguns hidratantes e cosméticos)
  • Sabões ou detergentes fortes
  • Mudanças repentinas na temperatura corporal e estresse, que podem causar suor
  • Ao se lavar ou tomar banho, mantenha o contato com a água o mais breve possível e use sabonetes suaves para o corpo em vez de sabonetes normais. Banhos mornos são melhores do que banhos longos e quentes.
  • Ainda ao tomar banho, não esfregue ou seque a pele com muita força ou por muito tempo.
  • Após o banho, aplique pomadas lubrificantes na pele úmida. Isso ajudará a reter a umidade da pele.

 

 

Fontes:  1.  Eczema (Atopic Dermatitis). National Institute of Allergy and Infectious Diseases. Último acesso em 26 de novembro de 2021. 2. Eczema (Atopic Dermatitis) Causes & Strategies for Prevention. National Institute of Allergy and Infectious Diseases. Último acesso em 26 de novembro de 2021. 3. Eczema (Atopic Dermatitis) Complications. National Institute of Allergy and Infectious Diseases. Último acesso em 26 de novembro de 2021. 4. Eczema (Atopic Dermatitis) Treatment. National Institute of Allergy and Infectious Diseases. Último acesso em 26 de novembro de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar