Publicado em: 7 de julho de 2023  e atualizado em: 10 de julho de 2023
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Digitalização para pequenas farmácias: veja por que conhecer e adotar

Pequenas lojas no varejo farmacêutico ainda enfrentam resistência na implementação de ações digitais. Conheça as vantagens!

Nos últimos anos, como em qualquer setor do varejo, o mercado farmacêutico tem passado por transformações significativas, impulsionadas pela tecnologia e pela mudança no comportamento dos consumidores. 

Hoje, 61,3% do universo de 85.433 farmácias ativas no território brasileiro são farmácias independentes, segundo aponta pesquisa da AXXUS, startup do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.1

O objetivo central da pesquisa era verificar o atual grau do uso de tecnologia e de digitalização de pequenas farmácias no Brasil, e os resultados mostram a necessidade de evolução digital desses estabelecimentos para que possam garantir a continuidade dos negócios.1

Para que se tenha uma ideia, em 99% das lojas, os descontos são definidos e concedidos aos clientes pelos atendentes, sem qualquer parametrização pelo sistema. Outros dados chamam a atenção por não acompanharem as atuais necessidades do mercado, tais como a falta dos programas de fidelidade, presença inexpressiva desses negócios nas redes sociais, falta de tecnologia para controle de estoque, entre outros.1

O que é a digitalização para pequenas farmácias?

A digitalização para pequenas farmácias refere-se a um conjunto de ações que integram uma ou mais tecnologias digitais para otimizar a gestão do negócio, com soluções que podem aprimorar processos internos, melhorar o atendimento ao cliente e impulsionar o crescimento da empresa, ampliando seu alcance e relevância no mercado.2

Por exemplo, a digitalização das pequenas farmácias pode auxiliá-las no processo de captação e fidelização de clientes por meio da ativação de recursos como mídias sociais e campanhas de e-mail para promover seus produtos, oferecer descontos e disponibilizar informações relevantes aos clientes.3

Vantagens do marketing na digitalização para pequenas farmácias

Dentre os principais benefícios da digitalização para as pequenas farmácias está a ampliação do alcance potencial de público. Hoje, com os canais sociais, uma pequena farmácia de bairro pode ultrapassar as barreiras geográficas e atingir clientes em diferentes localidades, podendo se destacar mesmo diante daquelas redes com maior infraestrutura física.3

Nesse contexto, o marketing digital, embora muitas vezes ignorado por negócios menores, desempenha um papel bastante importante. Por meio das redes sociais e anúncios online, as farmácias podem promover seus produtos e serviços de forma direcionada, atingindo o público certo no momento desejado. Isso é especialmente relevante considerando que muitos consumidores pesquisam e compram online.3

A presença online oferece também a oportunidade de negócios menores se diferenciarem por meio de serviços adicionais. Por exemplo, é possível oferecer a opção de delivery com entrega rápida ou mesmo se diferenciar pelo atendimento personalizado e humanizado, explorando a integração de ferramentas como o Whatsapp enquanto canais de comunicação mais ágil com os clientes.3,4 

Conheça outros benefícios

A digitalização também traz benefícios em termos de eficiência operacional. Com o uso de sistemas de gestão farmacêutica, as pequenas farmácias podem automatizar tarefas administrativas, como controle de estoque, emissão de receitas e registros de vendas. Isso reduz a probabilidade de erros, melhora a organização interna e permite que a equipe se concentre em tarefas mais estratégicas, como o atendimento ao cliente.5

No entanto, é importante ressaltar que a digitalização requer investimento em infraestrutura tecnológica e capacitação da equipe. É fundamental contar com um sistema de segurança confiável para proteger dados sensíveis dos clientes e garantir que as transações sejam seguras. Além disso, a equipe deve estar preparada para lidar com as demandas do ambiente digital, como atendimento ao cliente online e conhecimento sobre ferramentas e plataformas digitais.5

 

Fonte: 1. Instituto AXXUS. Digitalização para farmácias independentes. Aceso em: 07 de julho 2023. 2.SEBRAE. O que é a digitalização de empresas e como começá-la. Acesso em: 07 de julho 2023. 3.Rede Inova Drogarias. Digitalização das farmácias. Acesso em 07 de julho 2023. 4.SEBRAE. Série ‘Como digitalizar’: Por que fazer digitalização do atendimento?. Acesso em: 07 de julho 2023. 5.Exame. Como a digitalização pode ajudar as empresas. Aceso em 07 de julho 2023. 

Quer saber mais sobre o tema? No Papo de Farmácia você encontra uma série de conteúdos que podem auxiliá-lo a tornar o seu negócio cada vez mais digital e adequado ao atual momento do mercado e do consumidor. Confira alguns deles!

 

 

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?