
Golpes em farmácias: confira cuidados ao utilizar o pix
Em uso desde novembro de 2020, o pix já não é uma novidade para a maioria dos consumidores. Apesar das vantagens, veja como evitar golpes em farmácias!
Em compras, maior intenção de uso do pix é nas farmácias. Pesquisa encomendada pela Zetta – associação fundada pelo Nubank, Mercado Pago e Google – e feita pela Datafolha mostra que 82% dos usuários, entre 18 e 24 anos, têm intenção de usar o Pix para pagamentos em compras na farmácia, atrás apenas de alimentos, com 85%. Em todas as outras faixas etárias, produtos em farmácia aparecem em primeiro lugar.1
Em uso desde novembro de 2020, o pix é uma modalidade de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central, em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, com o objetivo de, entre outros benefícios, incentivar a digitalização do mercado de pagamentos de varejo.2
Apesar de vantajoso, inclusive para as farmácias, que evitam manter dinheiro em caixa e dispensam a necessidade de contar e dar troco ao cliente, por exemplo, é preciso cautela para evitar golpes.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para você aproveitar todas as conveniências deste recurso sem cair em fraudes.
Como não cair em golpes?
O pix é o terceiro meio de pagamento mais utilizado (81%), ficando atrás apenas do cartão de débito (85%) e do dinheiro (84%).2 Além de mais praticidade e segurança para as lojas, seu uso no varejo farmacêutico pode acelerar a jornada de compras, reduzir custos operacionais e diminuir filas.
Em janeiro deste ano, o Banco Central aplicou novas regras para as transações via pix para garantir mais segurança3, mas medidas adicionais podem ser usadas, especialmente pelos negócios, para prevenir golpes, como o dos comprovantes de pagamentos falsos no pix.
Para evitar cair nesse tipo de crime, esteja atento à instantaneidade da operação de pix, isto é, a transferência tem de ser feita na hora. Não aceite agendamento do pagamento.4
Uma dica é acionar as notificações nos aplicativos de instituições bancárias. Desconfie caso você tenha recebido o comprovante, mas não a notificação. Outra forma de garantir a segurança do pagamento é acessar o aplicativo do banco e conferir o seu extrato, pois o dinheiro transferido por pix entra na conta na hora.4
Além da forma manual, as farmácias podem adotar o pix de forma automática, por meio de integrações com seus próprios sistemas de pagamentos, tornando a operação mais segura. Mas, se mesmo com todos os cuidados, você cair em um golpe do pix, entre em contato com o seu banco e também registre um boletim de ocorrência na polícia.4
Por que digitalizar sua farmácia é importante?
Toda forma de prevenção e cautela é fundametal para que você não restrinja a oferta de formas de pagamento, o que poderia impactar a relação com os clientes e prejudicar a sua farmácia em relação aos concorrentes.
Só no ano passado, o pix movimentou R$ 10,9 trilhões, o dobro do registrado em 2021, de R$ 5,21 trilhões, de acordo com dados do Banco Central.5 Por isso, esteja preparado, comunique essa possibilidade de pagamento no seu PDV e por que não incentivar o seu uso, por meio de vantagens adicionais como descontos extra para pagamentos via pix ou aliá-lo ao programa fidelidade da loja?
Saiba que o pix é somente um elemento a mais na jornada de digitalização das farmácias e uma oportunidade de ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes.
Fontes: 1. Jornal Valor Econômico. Em compras, maior intenção de uso do Pix é nas farmácias. Acesso em 10 de março de 2023. 2. Banco Central do Brasil. O que é um pix? . Acesso em 10 de março de 2023. 3. Banco Central do Brasil. O que é um pix? . Acesso em 10 de março de 2023. 4. Serasa. Golpe do Pix: conheça os tipos e previna-se. Acesso em 10 de março de 2023. 5.Pix com mais segurança no comércio? Confira cinco dicas para usar hoje. Acesso em 10 de março de 2023.
Gostou? Continue acompanhando o Papo de Farmácia para ficar sempre por dentro das boas práticas de marketing e gestão para farmácias!