Publicado em: 22 de abril de 2024  e atualizado em: 22 de abril de 2024
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Marketing de relacionamento: como aplicar em farmácias

A boa relação com o cliente pode gerar um excelente retorno para as farmácias e capitalizar, por si só, a vinda de mais consumidores. Confira algumas estratégias do marketing de relacionamento!

A criação de uma relação positiva e de vínculo com o cliente de sua farmácia ultrapassa as regras do bom atendimento. De forma mais ampla, essa prática faz parte de um conjunto de estratégias do chamado marketing de relacionamento.1
O objetivo dessa técnica é conquistar, fidelizar e tornar os consumidores grandes admiradores da marca, por meio da criação de uma base de confiança. Um cliente satisfeito é capaz, por si só, de gerar uma boa reputação do estabelecimento e ainda influenciar outros usuários.1

Dessa forma, oferecer produtos de qualidade é fundamental, mas não é mais o suficiente. É necessário adotar ações de engajamento, tornando a empresa um espaço relevante, não só em vendas, mas em conceito.1
A finalidade é gerar desejo nos clientes, criando a necessidade de compra de determinados produtos ou serviços oferecidos em sua farmácia.2 Para isso, algumas estratégias podem ser adotadas, veja a seguir!

Estratégias do marketing de relacionamento

Em primeiro lugar, para criar um vínculo com o cliente, uma dica simples é chamá-lo pelo nome. O marketing farmacêutico de relacionamento também é feito com pequenas atitudes: tratar o cliente da melhor maneira possível, ser educado e gentil, ouvi-lo com atenção e demonstrar interesse pelo problema, se propondo a ajudá-lo da melhor maneira.3
Um atendimento rápido e eficaz é a base do relacionamento com o cliente. Por isso, uma opção cada vez mais utilizada para agilizar a comunicação é a tecnologia, por meio dos chatboots, por exemplo, que reduzem o tempo de resposta no atendimento.1

As mídias digitais também são ótimas ferramentas para estreitar o relacionamento com os consumidores. Por meio desses canais, a farmácia pode compartilhar conteúdos informativo úteis e informar sobre dicas, novidades e ofertas de seus produtos e serviços.1
As redes sociais também podem ser utilizadas para perguntar a opinião de seus clientes e criar laços com eles. Uma dica é criar um formulário com (poucas) perguntas sobre como foi a experiência de compra.3
A pesquisa de satisfação pode trazer informações bastante úteis para a melhoria dos processos do estabelecimento.4
Lembrar as datas comemorativas é outra estratégia que mostra preocupação e valorização da farmácia com o cliente.
Além de parabenizar em aniversários, Natal ou Ano Novo, essas são boas oportunidades de oferecer promoções e descontos personalizados.1

Mais uma alternativa bastante utilizada é apostar nos programas de fidelização. Dessa forma, o cliente que comprar na sua farmácia ou drogaria será recompensado por ter dado preferência aos seus serviços.3
Ao estar cadastrado no sistema do estabelecimento, o consumidor é convidado a participar de campanhas da farmácia ou juntar pontos nas compras, que podem ser revertidos em descontos ou ganhos de brindes.2
Ainda sobre a distribuição de brindes, algumas opções podem ser: sachês ou tubos de cremes, itens para unhas, chaveiros, canetas ou porta-cartões, por exemplo. Barras de cereais ou doces ou também costumam agradar bastante, especialmente as crianças.2
Outro caminho importante é a oferta de serviços de saúde, pois eles agregam valor à imagem da farmácia e estreitam o relacionamento com os clientes. Algumas ideias são: a oferta de aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre prevenção de doenças e busca de orientação médica.2

Algumas estratégias podem ser adotadas de forma direcionada a determinados públicos. Por exemplo, ações de demonstração de cosméticos, a oferta de limpeza de pele e avaliação capilar agradam bastante o público feminino.2

Objetivo é conhecer o consumidor

Todas essas práticas e ações aproximam o cliente, fazendo com que ele se sinta especial. Além disso, é importante: mapear a rotina do consumidor, os motivos que o levaram à farmácia, os principais produtos de interesse e até quais condições de seu agrado que o levariam a recomendar a farmácia.4
E o recado mais importante: para obter resultados positivos, é fundamental realizar um bom planejamento e separar uma verba para investimentos.2
Quanto mais uma farmácia conhece seus clientes, melhor ela consegue satisfazê-los, ao adotar políticas de personalização e individualização do atendimento. Essas práticas resultam não só em compras, mas em experiências positivas aos consumidores. Fidelizar clientes é tão importante quanto prospectá-los.4

 

Fonte: 1.Sebrae. Marketing de relacionamento: o que é e como aplicar?. Último acesso em  22 de abril de 2024.2. Farmarcas - Empresa de gestão de agrupamentos de drogarias do Brasil. Ações de marketing para farmácias: estratégias para vender mais.Último acesso em  22 de abril de 2024. 3.Guia da Farmácia. Marketing farmacêutico: o que é e táticas para aumentar as vendas. Último acesso em  22 de abril de 2024. Guia da Farmácia. Marketing de relacionamento aproxima o consumidor. Último acesso em  22 de abril de 2024.

Gostou? Continue acompanhando o Papo de Farmácia para ficar sempre por dentro das boas práticas de marketing e gestão para farmácias!

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?