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Publicidade online para farmácias: veja por que adotar já!

A publicidade online é uma das formas mais eficazes de falar com o público certo, no momento desejado. Entenda! 

O faturamento do comércio eletrônico brasileiro teve alta de 1,6%, segundo pesquisa realizada pela NielsenIQ Ebit. De acordo com os dados levantados, houve alta de 24% no número de consumidores em e-commerce no país, comparado ao ano anterior. Ainda segundo a pesquisa, os gastos com saúde estão entre os principais grupos de consumo por brasileiros no ambiente digital.1

Diante desse cenário, é impossível negar a relevância da presença online enquanto ferramenta para posicionamento de marcas e negócios junto aos consumidores. Mas será que só estar presente no ambiente digital é suficiente? Nem sempre. A publicidade online para farmácias é uma grande aliada para reforçar o posicionamento da sua farmácia, já que, junto com o aumento da demanda no digital, também é maior o desafio de ser visto e lembrado pelo consumidor.

O que é publicidade online para farmácias?

A publicidade online para farmácias é uma estratégia de marketing que tem como principal objetivo promover a marca por meio de dispositivos e canais digitais.2

O conceito é diferente do marketing tradicional, que explorava recursos como telemarketing, propaganda na TV, panfletos e outdoors, por exemplo. A publicidade online para farmácias busca o envolvimento do cliente, promovendo ações e estratégias específicas, focadas na construção e autoridade de marca, conversão e relacionamento.2

Tipos de publicidade online para farmácias

Existem dois tipos principais de publicidade online para farmácias, que podem ser classificados como mídias pagas ou orgânicas. Ambos auxiliam na criação de estratégias para impulsionamento dos negócios, contudo, a mídia paga exige investimento financeiro adicional, já a orgânica é acessível a todos, sendo necessário apenas dedicação e tempo. Vamos conhecer alguns exemplos:

Mídia paga

- Anúncios nas redes sociais: Farmácias podem usar anúncios pagos em redes como Facebook e Instagram para promover seus produtos, oferecer descontos ou destacar serviços, por exemplo. Esses anúncios podem ser segmentados para públicos específicos com base em interesses, localização e demografia.3

- Anúncios no Google: Os anúncios também podem ser veiculados em plataformas como o Google. Quando os usuários pesquisam por palavras-chave relacionadas a produtos, os anúncios da farmácia podem aparecer no topo dos resultados de pesquisa.3

- Campanhas com influenciadores digitais: Os influenciadores digitais são uma boa estratégia de publicidade paga para farmácias que desejam promover seus produtos e serviços. Os influencers ou micro influencers têm um público engajado e podem criar conteúdo autêntico para alcançar de centenas a milhares de seguidores na divulgação do seu negócio.4

Mídia orgânica

- Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo envolve a criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso para o público-alvo. As farmácias podem criar posts em blog, e-mails marketing, artigos e vídeos relacionados a saúde, dicas de bem-estar ou informações sobre produtos, por exemplo, para atrair e engajar clientes.3

- Redes sociais: As redes sociais são uma poderosa ferramenta de publicidade orgânica. As farmácias podem criar perfis em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn para compartilhar conteúdo relevante, interagir com os seguidores, responder perguntas e fornecer informações sobre produtos e serviços.3

- SEO (Search Engine Optimization): Adicionar um site à sua estratégia de posicionamento online é uma prática recomendada para que as farmácias tenham mais recursos para impactar seus clientes. Para isso, é preciso, também, trabalhar corretamente o SEO, que é um conjunto de técnicas para otimizar o site da farmácia e melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Isso envolve a escolha de palavras-chave relevantes, a criação de conteúdo de qualidade, e a otimização frequente da estrutura do site.3

Lembre-se que para criar campanhas eficazes de publicidade online para farmácias, é muito importante que você tenha bem claros os seus objetivos e conheça bem o seu público-alvo, quais suas necessidades, interesses e comportamentos online. Também é importante a escolha os canais adequados e o monitoramento dos resultados. Para isso, a constante realização de testes, análise de dados e otimizações é fundamental.3

A publicidade online é uma prática em constante transformação, por esse motivo, se você deseja ter sucesso nas estratégias de publicidade online para farmácias, esteja sempre atento e aberto a testar novas abordagens, acompanhar as tendências do mercado e adaptar estratégias sempre que necessário. 

 

Fonte: 1.Infomoney. E-commerce tem alta 24% no número de consumidores e fatura R$ 262 bi em 2022, recorde do setor. Último Acesso em 06 de setembro 2023.2.Mlabs. Publicidade na Internet: o que é e como fazer Último Acesso em 06 de setembro 2023. 3. Rock Contente. O que é publicidade digital. Último Acesso em 06 de setembro 2023.4.Resultados Digitais. Influenciadores Digitais: como usar os digital influencers.Último Acesso em 06 de setembro 2023.

Quer saber mais sobre o tema? No Papo de Farmácia você encontra uma série de conteúdos que podem auxiliá-lo a tornar o seu negócio cada vez mais digital e adequado ao atual momento do mercado e do consumidor. Confira alguns deles!

 

 

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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