Quem somos

Quem somos

Somos a primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, e que mais investe em inovação.  Desde a nossa fundação em 1972, atuamos no setor de saúde produzindo, promovendo e comercializando produtos e serviços com foco na melhora da qualidade de vida das pessoas. 

Missão

Promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo e operação rentável, que assegure o crescimento sustentável da empresa e o compartilhamento do valor gerado com colaboradores e sociedade.

Visão

Seremos uma das 3 maiores farmacêuticas de capital regional da América Latina, líderes em prescrição médica no Brasil e referência em inovação e sustentabilidade. Com rentabilidade crescente e 10% do portfólio protegido, 30% das vendas virão das operações internacionais.

A Eurofarma é uma multinacional de capital 100% brasileiro e, desde 1972, é reconhecida pela comunidade médica e sociedade por promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço acessível, qualidade e inovação.

Com atuação em 20 países na América Latina, tem 10 plantas fabris estrategicamente distribuídas na América Latina, posicionando-se com destaque nos principais segmentos farmacêuticos: Prescrição Médica, Medicamentos Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Veterinária. A empresa conta com um amplo portfólio que atende todas as especialidades médicas e é referência em sistema nervoso central, anti-infecciosos e medicamentos hormonais.

Reconhecida pelo seu pioneirismo e vocação empreendedora desde o início de suas atividades, a companhia atua com parcerias nacionais e internacionais, em diferentes modelos de cooperação, como licenças, acordos de distribuição, prestação de serviços na área produtiva, joint ventures, codesenvolvimento, entre outros. Com foco em inovação, a empresa contabiliza mais de 200 projetos no seu pipeline e planos de expansão para importantes mercados globais.

Além do alto investimento em P&D para trazer novos produtos, a Eurofarma investe em inovação em saúde de uma forma mais ampla, desde novas tecnologias para otimizar nossos processos até em plataformas disruptivas que visam novos modelos de negócio. O comprometimento com a inovação fez a companhia criar, em 2017, o projeto Eurofarma Synapsis, um modelo de parceria e incentivo para startups voltadas para o desenvolvimento de tecnologia disruptiva em serviços de saúde. Em 2019, a companhia realizou o 1º EmergeLabs Eurofarma, programa para fazer a ponte entre cientistas empreendedores e o mercado, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do ecossistema de inovação e saúde nacional.

A Eurofarma valoriza como seu ativo mais importante o capital humano. O Grupo conta com mais de 7,6 mil colaboradores, sendo mais de 6 mil no Brasil. Tem também uma das maiores forças de vendas e propaganda médica do mercado, com mais de 3 mil colaboradores, que realizam aproximadamente 480 mil contatos médicos por mês. Uma empresa de valores sólidos, que cresce de forma sustentável, busca a excelência e se alimenta de desafios dando novos passos como se fossem os primeiros.

Eleita desde os anos 2000 entre as melhores empresas para se trabalhar, configurou por 10 anos no ranking das “Melhores Empresas para Trabalhar”, pela Revista Exame Você S/A, e, em 2014, entrou para o ranking “Época GPTW (Great Place to Work)”. Em 2020, a companhia conquistou a 37ª posição geral entre as melhores empresas para trabalhar pelo GPTW. Internacionalmente, conquistou o título de melhor farmacêutica para trabalhar na América Central, segundo o ranking GPTW 2020 da América Central e Caribe.

Única farmacêutica tetracampeã pelo Guia Exame de Sustentabilidade, consolidou sua adesão ao Pacto Global da ONU em 2015, comprometendo-se a seguir em suas atividades os 10 princípios do documento estabelecido pelas Organizações das Nações Unidas. A iniciativa determina a adoção de práticas de negócios baseadas em valores éticos e responsáveis nas áreas de meio ambiente, direitos humanos, relações de trabalho e combate à corrupção. Em 2017, a companhia lançou em parceria com o Instituto Ethos um pioneiro Programa de Sustentabilidade na cadeia de valor, com o objetivo de avaliar e monitorar as boas práticas de seus fornecedores de insumos diretos.

Os investimentos sociais da empresa são conduzidos pelo Instituto Eurofarma, fundado em 2006. Os projetos já realizaram mais de 105 mil atendimentos diretos, prioritariamente nas áreas de educação complementar para crianças, ambiental e formação de jovens, adultos e idosos.

 

Nosso DNA

Galliano e Maria Teresa Billi chegaram ao Brasil de navio, em 1957. O casal de imigrantes italianos, ambos graduados pela Universidade de Bolonha, veio ao País no pós guerra em busca de oportunidades. 

Após 16 anos trabalhando para os laboratórios Lepetit e Richter como executivo industrial, em 1972, Galliano Billi conseguiu dar início ao grande sonho de sua vida: construir a própria empresa. Dotado de notória capacidade empreendedora e senso visionário, iniciou sua vida empresarial a partir de um pequeno laboratório em Interlagos que atualmente abriga o Instituto Eurofarma, braço social da empresa.

Foi adquirindo e reformando máquinas de segunda mão que nasceu a Billi Farmacêutica, primeira empresa do Grupo Eurofarma. À época, e aproveitando sua experiência fabril no setor de medicamentos, a empresa foi criada para oferecer serviços de produção para outras farmacêuticas; uma atividade completamente inovadora para o setor e que deu origem ao que hoje chamamos de terceirização.

Desde então a empresa cresceu muito, orgânica e inorganicamente. Adquiriu empresas e produtos, diversificou suas atividades, ingressou em diferentes segmentos, manteve firme sua vocação de tornar-se grande e reconhecida. E, na década de 90 passou a adotar a marca guarda-chuva Eurofarma. Nesta trajetória de conquistas, a empresa passou por inúmeras adversidades e desafios, mas nunca se desviou um milímetro de seu objetivo e valores. Nunca abriu mão de seus princípios éticos e da ambição de tornar-se grande. 

No final da década de 90 e início dos anos 2000 em um processo bastante natural, Maurizio Billi, que ingressou na empresa em 1977, filho e sucessor de Galliano, assumiu o comando da empresa, posição que ocupa até hoje. Como principal executivo e acionista de referência, coube a ele liderar as equipes para manter a trajetória de crescimento, consolidar a posição da Eurofarma no Brasil e dar início ao projeto de internacionalização da companhia. 

Controladas e Joint Ventures
O Grupo Eurofarma também atua em diferentes áreas e negócios, como é possível ver abaixo:

Nossa história
Veja os principais feitos da Eurofarma na linha do tempo