Crise Financeira Internacional
Publicado em: 17 de fevereiro de 2009  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
São Paulo, 17 de fevereiro de 2009 – Enquanto o clima no mercado, por conta da crise financeira internacional, é de pessimismo total, com o anúncio de prejuízos milionários e demissões em massa, a Eurofarma anuncia bons resultados e mantém os planos de investimento para 2009, principalmente na conclusão de seu novo Complexo e nas áreas de pesquisa e inovação.

Em 2002 a empresa instituiu o PPR – Programa de Participação nos Lucros e, este ano a Eurofarma realizará a maior distribuição para os colaboradores. O valor, referente ao resultado de 2008 quando a empresa registrou crescimento de 16% nas suas vendas brutas, é 50% maior do que o distribuído no ano anterior e representa aproximadamente 15% do lucro da empresa, antes do IR.

O crescimento da Eurofarma, já há alguns anos, vem sendo sempre acima da média do mercado. Dados do GRUPEMEF (Grupo dos Profissionais Executivos do Mercado Farmacêutico) mostram que enquanto o mercado da indústria farmacêutica evoluiu 9% em valor, a Eurofarma cresceu 24,7%. Já o IMS Health, conceituado instituto de pesquisa e auditoria do mercado farmacêutico voltado para as vendas privadas nas farmácias e drogarias, aponta que o setor obteve crescimento médio de 12% em 2008, enquanto a companhia cresceu 21%.

Parte da estratégia de crescimento adotada pela empresa está na manutenção da maior equipe de propaganda médica do país. Somente no ano de 2008, foram mais de 500 novos representantes contratados. A força de vendas, com cerca de 1,8 mil integrantes, realiza mais de 480 mil contatos médicos por mês, atingindo profissionais de todas as especialidades médicas no Brasil inteiro.

Mesmo com a atual crise financeira e, considerando que a variação cambial afeta as farmacêuticas principalmente na importação de suas matérias-primas, a Eurofarma surpreende não só pelos bons resultados e distribuição dos lucros, mas também porque aposta no seu capital humano para enfrentar qualquer adversidade e não prevê cortes ou redução de equipe.

“É grande a nossa satisfação ao anunciarmos os bons resultados da companhia, principalmente porque começamos o ano de 2008 com muitas dificuldades em razão do incêndio ocorrido no nosso Centro de Distribuição em dezembro de 2007, que dizimou nossos estoques e nos trouxe algumas incertezas”, afirma Maria Del Pilar, diretora de assuntos institucionais da Eurofarma.

Para 2009, a empresa prevê muitos desafios, mas otimista, aposta novamente num crescimento de dois dígitos. Para fazer frente à meta, a empresa conta com lançamentos estratégicos como um anticorpo monoclonal, fruto de parceria com empresa cubana. O medicamento inovador, é indicado para o tratamento de glioma pediátrico (câncer cerebral) e a comercialização no Brasil, deverá acontecer neste semestre.

Sobre a Eurofarma

Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país. A empresa atua em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios - Prescri- ção Médica (Farma), Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária) . A Eurofarma produz uma média de 150 milhões de unidades (caixas) por ano e possui 5 plantas em operação. A empresa, que iniciou suas atividades com a fabricação de medicamentos para terceiros, anos mais tarde passou a atuar no mercado fabricando e comercializando medicamentos próprios, destinados à saúde humana e animal. Atualmente, a Eurofarma conta com a maior equipe de propaganda médica do Brasil, com cerca de 1,8 mil integrantes que realizam mais de 480 mil contatos médicos por mês. Em 2008, pelo 5º ano consecutivo, a empresa esteve entre as Melhores Empresas para se Trabalhar do Guia Exame/ Você SA e, pelo terceiro ano, obteve a maior pontuação entre as farmacêuticas. Com a Visão de cobrir 90% do mercado latino-americano e garantir uma forte presença regional, o Complexo Industrial de Itapevi, a mais nova planta da empresa, multiplicará em algumas vezes sua atual capacidade produtiva e deve transformar-se em um grande pólo produtivo para o abastecimento ao mercado nacional e internacional. Para mais informações, favor acessar www.eurofarma.com.br.

Informações à imprensa: Gaspar&Associados Comunicação Empresarial Thais de Araujo / Guilherme Gaspar (11) 3037-3237 / 3213 (11) 9137-0064 thais@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br