Atividades para estimular a criatividade das crianças
Ajudam a manter a qualidade de vida e o bem-estar infantil, trazendo benefícios para a vida adulta
Atividades físicas e de lazer devem ser estimuladas nas crianças desde pequenas, pois esses tipos de comportamentos são favoráveis ao bem-estar e à saúde. Uma criança saudável e feliz tende a permanecer assim quando adulta. As atividades lúdicas, danças, jogos, bem como as brincadeiras em grupo, que ainda incentivem a socialização, ajudam nas experiências psicomotoras e psicossociais da criança trazendo inúmeros benefícios para a saúde física e psicológica¹.
Dicas de como estimular a criatividade nas crianças
A infância é o período em que ocorrem as descobertas e aprendizados, e é comum que façam coisas erradas ou de maneira atrapalhada². Imponha limites, mas não crie regras inflexíveis. Dê liberdade, explore possibilidades, se suje e faça suas perguntas, algumas vezes, intrigantes. Evite criticá-las nestas situações para que ela não se sinta insegura ou bloqueie seu processo criativo. O mais correto é ensinar as formas mais fáceis de fazer determinadas coisas ou explicar de maneira clara suas dúvidas². Atividades como música, pintura, teatro, dança, entre outros, são atividades que estimulam a mente, fazendo com que aprendam padrões, criando novos caminhos neurais². Façam brincadeiras com objetos simples, e estimule o “faz de conta”. Jogos de tabuleiro, por exemplo, são importantes para exercitar o cérebro. Sempre encoraje a criança para que desenvolva algum aprendizado inédito, mesmo que seja em jogos e brincadeiras, pois elas colaboram também para o desenvolvimento integral das mesmas³.
Resgate brincadeiras da sua infância e traga elementos que colaborem com a percepção sensorial, motricidade fina, imaginação e criatividade. Algumas sugestões são³:
- Massinha de modelar (tenha atenção para que ela seja atóxica e, se possível, comestível): Pode ser amassada, esticada, enrolada, cortada e picotada, possibilitando a criatividade de forma ilimitada;
- Pincéis de papel crepom: para esta brincadeira, basta pedaços de papel crepom de diferentes cores, um potinho com água e uma folha em branco para que a criança expresse toda sua criatividade em forma de desenhos;
- Bonecas de pano: opção de ter uma pronta ou criar a sua própria boneca de pano;
- Brincar na areia: Na praia, parques ou espaços com areia, certifique-se primeiramente que ela está limpa. Deixe-a explorar a textura com as mãos, os pés e diferentes ferramentas. Ensine-a a desenhar com os dedos.
Realize atividades em que tenham contato com a natureza, em que elas vejam diferentes formas, texturas, animais e paisagens. A fauna e a flora têm um poder de despertar a mente que é ainda mais acentuado nas crianças4. Monte cenários a partir de elementos da natureza, como folhas, galhos, pedrinhas, flores, conchinhas, etc³.
Dicas de como estimular a atividade física nas crianças5
Durante a infância, as crianças podem ser estimuladas de diversas formas. A atividade física pode ser realizada por meio de jogos e brincadeiras. Exemplos dessas brincadeiras podem ser:
Jogar peteca
Pular corda
Jogar pingue-pongue
Brincar de amarelinha
Pega-pega
Jogar bola
Andar de skate
Nadar
Esses são apenas alguns exemplos de atividades que auxiliam, inclusive, no desenvolvimento motor, no controle do peso e na prevenção de lesões. E a dica mais importante é fazer com que as crianças deixem de lado o celular, os jogos de videogame e o computador.
Fontes: 1. Programação de férias: dicas para unir lazer e atividade física. Ministério da Saúde. Último acesso em 06 de outubro de 2021. 2. Dicas de como estimular a criatividade infantil. Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie). Último acesso em 07 de outubro de 2021. 3. Jogos e brincadeiras das culturas populares na Primeira Infância. Ministério da Cidadania Brasil. Último acesso em 07 de outubro de 2021. 4. Benefícios do contato com a natureza para a saúde das crianças é tema de conversa online do Criança e Natureza, dia 2 de outubro. Sociedade Brasileira de Pediatria. Último acesso em 06 de outubro de 2021. 5. A importância da atividade física infantil. Ministério da Saúde. Último acesso em 06 de outubro de 2021.