Biotecnologia

Biotecnologia

Uma área multidisciplinar que envolve conhecimentos de Biologia Molecular, Fermentação, Microbiologia, Purificação de Proteínas, Métodos Analíticos e Engenharia Genética. Desenvolve organismos geneticamente modificados - bactérias, especificamente - que recebem genes humanos e se transformam no princípio ativo de novos medicamentos. 

Ouvir o texto Parar o Audio
Em 2005, a Eurofarma construiu seu Laboratório de Biotecnologia, na Unidade Interlagos, em São Paulo, com início das atividades no ano seguinte.
 
Durante o ano de 2007, a companhia produziu quatro lotes piloto do primeiro remédio biotecnológico, a Filgrastima, para tratamento de pacientes com câncer. Nesta fase foram executadas todas as etapas científicas, desde o desenvolvimento do clone até a metodologia analítica. Sua produção é bastante complexa, uma vez que envolve a modificação de DNA de um organismo vivo, necessitando de processos completamente distintos aos de um produto sintético.
 
O Fiprima® (filgrastima) chegou ao mercado em 2018, indicado para induzir o aumento de células de defesa do organismo em portadores de alguns tipos de câncer, como mama e leucemia, ajudando a evitar o surgimento de doenças infecciosas oportunistas.
 
O envelhecimento da população tem gerado aumento na incidência de doenças como câncer e Alzheimer, e o uso de medicamentos biológicos para combater essas patologias é uma tendência mundial.