Como anda a sua saúde bucal?

Infecção dentária pode ser a porta de entrada para outras doenças

Publicado em: 1 de dezembro de 2022  e atualizado em: 1 de dezembro de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Você sabia que a saúde bucal interfere diretamente em nossa saúde como um todo? Sim, além de exercer papeis fundamentais para a manutenção de algumas de nossas atividades diárias - como a fala, a mastigação e a respiração -, nossa boca também é a maior porta de entrada para microrganismos prejudiciais à nossa saúde. Por isso, manter uma boa higiene é fundamental para evitar problemas dentários e, consequentemente, conservar nosso bem-estar completo. (1,2) 

Os problemas dentários mais comuns causados pela má higiene bucal são cáries, lesões bucais e aftas, mau hálito, gengivite, dores de dente, inflamações, placa bacteriana e tártaro. A cárie é a doença crônica não transmissível mais prevalente no mundo. (2) Um das consequências que ela pode causar é a pulpite, ou seja, a inflamação da polpa do dente – um tecido cheio de nervos e vasos sanguíneos, resultando na tão famosa dor de dente. (3)

Precisamos ter em mente que a saúde da nossa boca pode interferir na saúde de todo o nosso corpo. Um estudo realizado em 2019, pelo Instituto do Coração, apontou que a falta de tratamento dentário adequado pode acarretar consequências sérias e, até mesmo, colocar em risco a vida do paciente. De acordo com o levantamento, 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes causadas por problemas no coração podem ter sua origem na boca. Isso acontece porque o nosso coração está ligado à nossa boca pela corrente sanguínea e, quando uma inflamação (doença periodontal que afeta os tecidos de suporte e de sustentação dos dentes) ou uma carie se instala, os microrganismos responsáveis por elas se espalham pelo sangue, podendo chegar a outros órgãos. (4)

Os principais sintomas das doenças periodontais são sangramento ao escovar os dentes e ao usar o fio dental, retração, inchaço e vermelhidão gengival. Quando um destes sinais aparece é fundamental a busca por um profissional especializado para a realização do tratamento necessário. (4)

Saúde bucal na infância

Cuidar da saúde bucal das crianças e ensiná-las como manter seus dentes limpos e saudáveis é o primeiro passo para estabelecer uma rotina de higiene bucal e criar hábitos saudáveis, que permanecerão ao longo de suas vidas. É essa educação odontológica que será capaz de evitar e prevenir cáries, inflamações e demais problemas bucais. Por isso, é fundamental estimular uma boa higienização bucal nos pequenos. (5)

Mantenha sua saúde bucal em dia (1)

  •  Uma escovação adequada em conjunto com o uso do fio dental contribui para a eliminação da placa bacteriana;
  • Utilize um raspador para realizar a limpeza da língua, assim é possível retirar a saburra lingual;
  • Evite o consumo excessivo de açúcares;
  • Utilize cremes dentais com flúor;
  • Evite usar próteses mal ajustadas;
  • Evite o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Vá ao dentista regularmente.

Não se esqueça que, além de todas as funções para a manutenção de nossa saúde, a boca também desempenha um papel essencial na nossa sociabilidade, seja para falar, beijar ou sorrir. Quando alguém se sente desconfortável com a aparência de sua boca, ela apresenta maior dificuldade de comunicação, podendo resultar em algum problema psicológico. (2)

Mantenha sua saúde bucal em dia e faça check-ups periodicamente com seu dentista. Lembre-se sempre que uma boca saudável é essencial tanto para a manutenção de nossa saúde física como mental. (2) 

 

Fontes: 1. Saúde bucal – Biblioteca Virtual de Saúde – Ministério da Saúde – Último acesso em 07/11/2022 / 2. Cuidado e higiene bucal interferem diretamente na saúde de todo o corpo - Biblioteca Virtual de Saúde – Ministério da Saúde – Último acesso em 07/11/2022 / 3. Pulpite (dente inflamado): o que é, sintomas, causas e tratamento – Tua Saúde – Último acesso em 08/11/2022 /4. Dia Mundial do Coração: cerca de 45% das doenças cardíacas podem ter origem dental – Conselho Federal de Odontologia – Último acesso em 07/11/2022 / 5. A importância da saúde bucal nas crianças – Conselho Federal de Odontologia – Último acesso em 07/11/2022

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?