A importância do leite materno para ajudar a salvar os bebês prematuros.
Em 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade, data criada para chamar atenção a este tema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes de 37 semanas de idade gestacional ou com menos de 259 dias, contados a partir do último dia da menstruação da mulher¹.
A prematuridade é a principal causa de morte em crianças nos primeiros cinco anos de vida, além de, em alguns casos, provocar sequelas na vida adulta. Por isso a importância de se realizar o pré-natal desde o início da gravidez. É durante este acompanhamento médico e com a realização de exames clínicos e de laboratórios que podem ser detectados ou até prevenidos os problemas que resultam no parto antes do tempo².
Leite materno
O leite materno é o alimento ideal para os recém-nascidos e recomendado como o único alimento nos primeiros seis meses de vida. E de extrema valia para ajudar a salvar os bebês prematuros internados em UTIs Neonatal. O leite humano tem o que há de melhor em nutrientes nos aspectos quantitativos e qualitativos, ajudando o bebê a ganhar peso mais rápido e a desenvolver-se com mais saúde e proteção. Para os bebês que recebem leite humano, o risco de doenças como diarreia, infecções respiratórias, diabetes, alergias, entre outras, é até dez vezes menor do que os alimentados com fórmula³.
E a doação é imprescindível para ajudar a salvar esses bebês e que não conseguem ser alimentados pela própria mãe. Todas as mulheres saudáveis que estão amamentando são possíveis doadoras. E não existe receio de ficar sem leite pois quanto mais a mulher estimula a mama, seja pela sucção do seu bebê, seja para extraí-lo manualmente, mais ela é capaz de produzir. Um litro de leite materno é suficiente para alimentar até dez recém-nascidos por dia, uma vez que, dependendo do peso do prematuro, 1 ml já o alimenta4.
Para as mães que estão interessadas em doar, é possível procurar um Banco de Leite e se informar como podem contribuir com este ato de amor.
Fontes: 1- Novembro: Mês da Prevenção da Prematuridade – Sociedade Brasileira de Pediatria – Atualizado em 16 de novembro de 2020. 2 – DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE – Sociedade de Pediatria de São Paulo - Atualizado em 16 de novembro de 2020. 3- SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil – Ministério da Saúde Brasil – Atualizado em 16 de novembro de 2020. 4 – Leite materno: saiba a importância e como doar – Ministério da Saúde – Atualizado em16 de novembro de 2020.