Published in: April 9, 2020  and updated in: November 4, 2021
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Com as medidas tomadas pelos governantes de pedir para que a população fique em suas casas e as notícias sobre a covid-19 (coronavírus) dominando a imprensa, algumas dicas são importantes para que as pessoas se lembrem de cuidar da saúde mental, tanto quanto cuidam da saúde física. Durante a pandemia de covid-19, experimentamos sentimentos negativos, como tristeza, ansiedade, medo e até depressão¹. A boa saúde mental e o bem-estar positivo podem ajudar a lidar melhor com a ameaça desse vírus e a incerteza que ela está criando².

Reconheça e aceite suas emoções: quando ficamos em casa por um longo período é natural sentir-se chateado ou ansioso. Reconheça e aceite essas emoções. Dessa forma, você é honesto com seus sentimentos e isso ajuda a gerenciá-los. 

Mantenha uma vida saudável: tenha uma dieta equilibrada com alimentos variados e nutritivos. Além disso, continue com sua rotina normal de sono. Nenhum sono ou a falta dele pode fazer com que a pessoa se sinta ansiosa, pessimista e deprimida. Já uma boa noite de sono ajuda todo o sistema imunológico¹.
Faça coisas que você gosta. Considere criar uma rotina diária que priorize seu bem-estar. Atividades como passear, meditar ou se exercitar, podem ajudá-lo a relaxar e terão um impacto positivo em seus pensamentos e sentimentos². 

Medite: separe dez minutos por dia para meditar. Estudos mostram que a meditação pode aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e o medo e levar a uma visão mais positiva da vida. Encontre um lugar calmo e sente-se ou deite-se. Feche os olhos e tente relaxar o corpo. Concentre-se na sua respiração, inspire e expire. Uma música suave em segundo plano ou meditações guiadas também pode ajudar. 

Faça exercícios regulares: o exercício físico é uma maneira eficaz de aliviar o estresse e reduzir a ansiedade e podem ser feitos em casa mesmo, baixando um aplicativo de condicionamento físico. Mesmo em pequena quantidade, a pratica pode melhorar imediatamente o humor.

Evite informações excessivas: elas podem levar à ansiedade e pânico. Durante esse período, limite o tempo que você gasta navegando na web ou assistindo às notícias. Para evitar a sobrecarga de informações, reserve um tempo longe da tela e da Internet¹. Além disso, limite-se a ler informações apenas de fontes oficiais, como da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou fontes nacionais confiáveis². 

Fale com alguém: humanos são sociais e se essa necessidade não for atendida, poderá levar a emoções negativas. Felizmente, é fácil se conectar com parentes e amigos. Ligue para alguém ou faça chamadas com imagens com uma ou mais pessoas¹. Manter contato com seus amigos e familiares pode aliviar o estresse causado pela Covid-19. Receber apoio e cuidados de outras pessoas pode trazer uma sensação de conforto e estabilidade. Ajudar outras pessoas no momento de necessidade e procurar alguém que possa estar se sentindo sozinho ou preocupado pode beneficiar tanto a pessoa que recebe apoio quanto o ajudante².

 

 

 

 

Fontes: 1. Keep a strong, healthy body and mind - Unicef. Atualizado em 08 de abril de 2020. 2. Coronavirus: 8 ways to look after your mental health - Mental Health Europe. Atualizado em 08 de abril de 2020.

This material is for informational purposes only. It should not be used to perform self-diagnosis or self-medication. When in doubt, always consult your doctor.
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