Equilibre sua alimentação e tenha uma vida repleta de benefícios 

Manter uma dieta saudável impacta diretamente no seu bem-estar e cotidiano 

Publicado em: 1 de abril de 2024  e atualizado em: 1 de abril de 2024
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Uma alimentação saudável vai além da nutrição, englobando o significado social e cultural dos alimentos. Resgatar práticas alimentares tradicionais e consumir produtos regionais frescos é fundamental, considerando os aspectos comportamentais e afetivos da alimentação. O setor público, em conjunto com a sociedade e o setor produtivo, deve fomentar mudanças sociais e ambientais para favorecer escolhas saudáveis e construir modos de vida que promovam saúde e previnam doenças (1). 

Mais do que saciar a fome, uma dieta rica em nutrientes e com foco em alimentos naturais é a chave para uma vida feliz e leve. Além de garantir que nutrientes essenciais cheguem à corrente sanguínea, se distribuindo entre células, tecidos e órgãos, a alimentação saudável também é responsável por outros benefícios.  

Confira os benefícios de uma dieta equilibrada (2): 

  • Melhora na disposição física;
  • Diminuição da ansiedade e estresse;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Prevenção de doenças como: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, câncer;
  • Impacto nas relações sociais.

Investir em uma alimentação saudável é também investir em uma vida com mais sabor e bem-estar. Para além do valor social e cultural dos alimentos, práticas alimentares tradicionais e consumo de produtos frescos regionais são fundamentais para uma dieta rica, com melhora na cadeia alimentar e produtiva.  

A recomendação é priorizar alimentos frescos e naturais como frutas, legumes, verduras, ovos e castanhas, e evitar produtos processados com adição de sal, açúcar ou outras substâncias e conservantes. Deve-se evitar formulações industriais com alta quantidade de aditivos químicos, como embutidos, salgadinhos e refrigerantes. Para o melhor bem-estar: "desembalar menos e descascar mais (3)”. 

Para ajudar nessa jornada, a orientação de profissionais qualificados e o conhecimento sobre os alimentos e seu próprio corpo são essenciais para o início de uma vida saudável. Nutricionistas, médicos e educadores físicos, trazem o suporte necessário para traçar um plano individualizado, possibilitando o alcance de seus objetivos de forma segura e eficaz, construindo uma relação mais saudável com a comida. 
 
Referências: 1. Biblioteca virtual em Saúde https://bvsms.saude.gov.br/alimentacao-saudavel/ - acesso em 21 de março de 2024; 2. Unimed Campinas https://www.unimedcampinas.com.br/blog/viver-com-saude/dieta-saudavel-como-ter-uma-alimentacao-equilibrada - acesso em 21 de março de 2024; 3. Secretaria da Saúde https://www.saude.ce.gov.br/2019/04/05/ter-uma-refeicao-equilibrada-previne-doencas/ - acesso em 25 de março de 2024. 
 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?