Farmacovigilância 

Quais são as ações resultantes do processo de monitoramento de eventos adversos?

Publicado em: 9 de setembro de 2022  e atualizado em: 20 de setembro de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Farmacovigilância é a ciência e atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos.

Todos os profissionais da área da saúde compartilham da responsabilidade de detectar e notificar uma ocorrência de um efeito indesejado diante do uso de um medicamento. Seu envolvimento é de suma importância, pois a não identificação de um evento adverso pode retardar a adoção de medidas preventivas.

De acordo com a RDC 36/20132 que institui ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde, devem ser analisados e avaliados dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço à saúde. Estes dados devem ser compartilhados, armazenados e notificados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo essas ações de competência do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) de cada instituição.

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?