Horário da medicação interfere na eficácia? 

Tomar o medicamento prescrito no horário correto auxilia no controle das doenças, ajudando na melhora do paciente 

Publicado em: 23 de maio de 2023  e atualizado em: 23 de maio de 2023
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Cumprir com uma rotina de medicação pode ser difícil, mas não ter uma organização no seu dia a dia pode levar ao agravamento da doença e hospitalização (1).

Muitos pacientes não seguem as orientações dos médicos sobre tomar o medicamento no horário correto e isso acontece por muitos motivos, como: não entender as instruções, esquecimento, vários remédios com horários diferentes, ou, até mesmo, efeitos colaterais desagradáveis. No entanto, para se ter os melhores resultados, deve-se seguir as instruções. (1) 

Erros comuns ao ingerir medicamentos 

Os pacientes podem não seguir as orientações prescritas por seus médicos devido a diferentes motivos. Dentre alguns deles, os maiores erros estão em (2): 

  • Começar a se sentir melhor e decidir não terminar o tratamento prescrito pelo médico;  
  • Não se lembrar do horário exato para tomar aquela medicação, ainda mais quando há vários medicamentos em horários distintos ou ter que tomar o medicamento somente uma vez na semana;  
  • Não sentir melhora dos sintomas e parar de tomar a medicação, por achar que não está funcionando;  
  • E, como alguns medicamentos são caros, os pacientes pulam horários para tentar economizar dinheiro.

Evite misturar suas medicações 

As interações medicamentosas acontecem quando um medicamento reage com outro ou, até mesmo, com bebidas e suplementos que você possa ter consumido. Esse tipo de prática pode causar diversos efeitos colaterais indesejados (2).

Antes de iniciar o tratamento, faça uma lista com todos os medicamentos que você já utiliza e fale com o seu médico sobre seus problemas, alergias e, até mesmo, dúvidas que surgirem de acordo com seu diagnóstico (2). 

É importante manter a equipe médica informada sobre tudo que você está tomando, se tem alergias, e também tirar as dúvidas sobre o seu tratamento (2). 

Todos os medicamentos vêm com uma bula. Leia as informações e, caso tenha qualquer dúvida, fale com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento para evitar efeitos indesejados. (2) 

 

Dicas para tomar seus remédios todos os dias 

Para manter um tratamento correto e que obtenha o máximo de sucesso, é importante tomar todos os medicamentos conforme as instruções (1):

Algumas dicas que podem ajudar nesse processo são (1): 

  • Tomar seu medicamento no mesmo horário todos os dias;  
  • Organize seus horários para tomar seu medicamento junto à sua rotina;  
  • Verifique se seus medicamentos devem ser tomados com o estômago vazio ou cheio;  
  • Mantenha um “calendário de remédios” com seus frascos de comprimidos e anote cada vez que tomar uma dose;  
  • Reabasteça seu “calendário” no mesmo horário todas as semanas, por exemplo, todos os domingos de manhã após o café;  
  • Certifique-se, ao viajar, de levar o suficiente para se medicar - e mais alguns extras - caso o retorno seja adiado ou algum imprevisto aconteça;  
  • Se for viajar de avião, guarde os medicamentos na bagagem de mão para evitar extravio de bagagem. Vale lembrar que as temperaturas dentro do compartimento de carga podem danificar seu medicamento.  

Referências: 1. Why You Need to Take Your Medications as Prescribed or Instructed. FDA. Último acesso em 19 de abril de 2023. 2. A importância de tomar sua medicação corretamente. Oncoguia. Último acesso em 19 de abril de 2023.  

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?