Maio Vermelho – conscientização sobre a hepatite

Conheça quais os tipos e as formas de prevenção

Publicado em: 11 de maio de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Todos os meses do ano possuem uma cor específica. A ideia destas campanhas é conscientizar as pessoas sobre a prevenção de determinadas doenças e incentivar o cuidado com a saúde. O mês de maio é conhecido também como “Maio Vermelho”, com a intenção de levantar mais conhecimento e atenção sobre a hepatite.

A hepatite infecciosa é uma inflamação do fígado que pode ser causada por cinco principais tipos de vírus, chamados de tipos A, B, C, D e E (sendo as do tipo A, B e C as mais frequentes). As hepatites A e E normalmente são causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminadas. As hepatites B, C e D geralmente são transmitidas pelo contato com fluídos corporais de pessoas infectadas (transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados, da mãe para bebê no nascimento – no caso da hepatite B – e também por contato sexual). Os tipos B e C levam a doenças crônicas centenas de milhões de pessoas e, juntos, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer¹. 

Diagnóstico

As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas. Quando aparecem são: icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos), urina escura, fadiga extrema, náusea, vômito e dor abdominal¹.

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é importante realizar os exames, através de testes rápidos, que fornecem o resultado na hora, ou exames laboratoriais. No Brasil, os testes rápidos para os tipos B e C estão disponíveis nos serviços públicos de saúde para todas as pessoas. Se ela tiver mais de 40 anos, é importante fazer o teste de hepatite C, pois a pessoa pode ter sido exposta ao vírus durante a juventude². O exame de hepatite B faz parte do rol de exames do pré-natal. A gestante deve ser diagnosticada e tratada, se houver indicação, ainda durante a gravidez². 

Tratamento³

A hepatite A é uma doença aguda e o tratamento é feito com dieta e repouso. Geralmente melhora em algumas semanas e a pessoa adquire imunidade (sem risco de nova infecção). As hepatites B e D têm tratamento e podem ser controladas, evitando a evolução para cirrose e câncer. No caso do tipo C existe cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. Todas as hepatites virais devem ser acompanhadas pelos profissionais de saúde, pois as infecções podem se agravar. 

Vacinas²

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B também está protegido para a hepatite D. Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

 

 
Fontes: 1- What is hepatitis? – World Health Organization WHO. Último acesso em 09 de maio de 2020. 2- Hepatite: causas, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento – Ministério da Saúde. Último acesso em 09 de maio de 2020.
Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?