Não vacile com o câncer de próstata

O segundo mais comum dos cânceres nos homens, se detectado cedo, tem perto de 100% de chance de cura

Publicado em: 12 de dezembro de 2022  e atualizado em: 12 de dezembro de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O primeiro dado que deveria convencer os homens a fazer o exame da próstata é que em um câncer detectado em estágio inicial nessa área, as chances de cura são de perto de 100% (1). São quase 66 mil novos casos por ano! Não há por que postergar exames que possa ajudar num diagnóstico mais precoce de câncer na próstata.

Ele é o segundo tipo mais comum entre a população masculina e ocorre na próstata, órgão responsável por parte da produção do sémen, junto com as glândulas chamadas de vesículas seminais (2,3). O exame mais comum para detecção é o exame de toque, pois a próstata está em frente ao reto e abaixo da bexiga. O exame de PSA também é usado pra fornecer pistas de um câncer no local, assim como uma ressonância magnética que cria uma imagem em alta definição da glândula - havendo suspeitas, passa-se para o estágio de uma biópsia no local, com retirada de 10 a 12 amostras. Atualmente, uma biópsia é pedida após a ressonância, sendo o PSA e exame de toque apenas o início do processo.

Fatores de risco (1,2)

A partir dos 50 anos aumenta a probabilidade de um câncer de próstata. São três vezes maiores as chances de um homem desenvolver o câncer se seu pai, filho ou irmão tiverem tido a doença(2), por isso indica-se exames a partir dos 45 anos. Obesidade também é fator de risco, segundo estatísticas.

Sintomas

Sintomas também podem indicar a doença, como dificuldade de urinar, fluxo fraco ou interrompido, recorrência anormal de necessidade de urinar durante a noite, problemas de esvaziar a bexiga por completo, sangue na urina, dores nas costas, pélvis ou quadris e dor durante a ejaculação

Tratamento

Quando feito o diagnóstico, o tratamento deve ser individualizado de acordo com a extensão da doença e condição do paciente. Dentre as opções terapêuticas, temos cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal, entre outras. A escolha do tratamento deverá ser discutida entre o médico e seu paciente.

 

Fontes: 1. Novos Exames Dão Mais Precisão ao Diagnóstico de Câncer na Próstata. Folha de S.Paulo/Dasa. Último acesso em 22 de novembro de 2022. 2. What is Prostate Cancer. American Cancer Society. Último acesso em 22 de novembro de 2022 3. Câncer de Próstata: Vamos Falar Sobre Isso? Inca. Último acesso em 22 de novembro de 2022 4. What is Prostate Cancer. Treatment. American Cancer Society. Último acesso em 22 de novembro de 2022

 

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?