De acordo com levantamento realizado pelo IBGE, quase 60% dos brasileiros estão com sobrepeso ou obesidade
De acordo com levantamento realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 60% dos brasileiros estão com sobrepeso ou obesidade. Dados do Ministério da Saúde mostram que a obesidade no país aumentou em 60% nos últimos 10 anos, passando de 11,8% para 18,9% em 2016.
Você sabe quais são os principais motivos para esse crescimento1,2?
Sedentarismo – com o crescente uso das tecnologias, as pessoas praticam menos atividades ao ar livre, caminham menos e evitam subir escadas, o que contribui para o aumento da obesidade;
- Alimentação errada – alimentos processados, gorduras trans, açúcar, sal em excesso são alimentos consumidos com alta frequência pela população. Este hábito ajuda no aumento do peso;
- Doenças pré-existentes – hipertireoidismo, síndrome de Cushing e depressão são alguns dos problemas de saúde que podem desencadear a obesidade.
A obesidade pode trazer outros problemas de saúde para os indivíduos, como hipertensão e diabetes. Mas o problema não impacta não apenas a saúde física, mas também a saúde psicológica e social daqueles que estão acima do peso. Pessoas com obesidade mórbida, por exemplo, sofrem com dificuldades de deslocamento e inserção em ambientes, o que influencia diretamente em seu emocional, por muitas vezes, preferindo se excluir da vida social a se expor a essas dificuldades.
O lema fundamental para o combate à obesidade é mudança de hábitos de vida, entre eles os alimentares e sedentarismo. Dê preferência aos alimentos naturais e saudáveis, pratique exercícios físicos habitualmente e beba muita água. Tenha uma rotina mais saudável e fique sempre de olho na balança!
Fonte: 1. Obesidade e síndrome metabólica. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. Último acesso em 6 de julho de 2021. 2. Causas da obesidade. Obesidade.org. Último acesso em 6 de julho de 2021.