Você sabe o que é álcool 70GL e 70INPM?

Conheça a diferença entre as duas unidades de medidas

Publicado em: 20 de janeiro de 2021  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Durante esses tempos de pandemia da Covid-19, muito ainda se fala sobre a importância do uso de álcool em gel 70% para a higienização das mãos, superfícies, embalagens, compras etc, para ajudar na prevenção ao coronavírus. Isto porque o álcool tem poderes antisséptico e desinfetante e na concentração de 70%, tem a proporção exata e eficiente de água X álcool para matar o vírus (ou qualquer outro micro-organismo, como bactérias ou fungos)¹. Entre os mais comuns encontrados no mercado estão o 70GL e o 70INPM. Mas você sabe qual a diferença de cada um deles? 

Antes, é preciso levar em consideração, que no Brasil, desde 2013, a ANVISA proibiu a venda de álcool líquido em concentrações superiores a 54 °GL devido aos riscos de acidentes, sendo permitido apenas a forma em gel para graduação superior a este número². 

Agora, vamos explicar o que são as sigas: GL e INPM. Elas se referem ao grau alcoólico da solução, sendo GL a abreviação de Gay-Lussac (físico e químico francês Joseph Louis Gay-Lussac, 1778 - 1850) e INPM, de Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Quando acompanhada do sinal “°” nos rótulos, o °GL é a relação percentual do volume e  °INPM, a relação percentual de massa. Quanto mais alto o número, maior a quantidade percentual de álcool².

A principal diferença entre o álcool em gel °INPM e o °GL é que eles medem em grandezas diferentes (massa e volume, respectivamente). Para relacionar essas grandezas, utiliza-se a densidade. O álcool etílico possui densidade igual a 0,789 g/cm³, ou seja, a massa de álcool presente numa solução 70 °INPM é maior do que a presenta na solução 70 °GL. Elas somente seriam iguais se a densidade fosse igual a um. De todo modo, ambas são eficientes para a assepsia e ajudam a minimizar o contágio da Covid-192.

É importante ressaltar que o álcool em gel em concentrações superiores a 70% é ineficaz no combate ao coronavírus, porque evapora rápido, bem como as concentrações inferiores, que servem apenas para limpeza de pó ou poeira e não são capazes de eliminar micro-organismos como o vírus que causa à Covid-19¹. Ainda assim, o método mais eficaz de higienizar as mãos é a lavagem correta com água e sabão³, sendo recomendado o uso de álcool em gel 70% em ocasiões nas quais não é possível lavá-las, como na rua ou no transporte coletivo. 

Alguns cuidados

Atente-se ao tipo de álcool, pois há três tipos disponíveis com registros e indicações diferentes, como os saneantes ou desinfetante de uso geral, cosméticos e medicamentos. O uso nas mãos do saneante pode causar alergias. Dessa forma, leia sempre o rótulo do produto e o armazene segundo as instruções indicadas. Mantenha longe do alcance das crianças, animais domésticos e de chamas, já que este é um material inflamável³.

 

 

 

Fontes:  1. Saiba por que o recomendado é o álcool 70% - Governo do Estado de Minas Gerais.  Atualizado em 18 de janeiro de 2021; 2. Nota Oficial (atualizada) Esclarecimentos sobre álcool gel caseiro, limpeza de eletrônicos e outros –Atualizado em 18 de janeiro de 2021; 3. Atenção: Informações sobre o uso de álcool em gel – Fiocruz.  Atualizado em 18 de janeiro de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?