Eurofarma compra fábrica no Peru e amplia sua presença na América Latina
Publicado en: 26 de marzo de 2013  y atualizado en: 4 de noviembre de 2021
  • Para compartir
Escuche el texto Detener el audio
São Paulo, 26 de março de 2013 - A Eurofarma, indústria farmacêutica brasileira, acaba de anunciar sua chegada a mais um país da América Latina. Por meio da compra do Refasa Carrión, grupo peruano de origem familiar, a empresa marca sua entrada no país, que representa 1,81% do mercado latinoamericano. Com essa aquisição, a Eurofarma passa a cobrir 64% desse mercado, dando mais um passo para alcançar a meta de 90%.

“O mercado de saúde peruano é o que vem apresentando maiores taxas de crescimento entre todos os países da América Latina. Por isso, essa aquisição é de extrema importância para a estratégia de internacionalização da companhia”, afirma Maria Del Pilar Muñoz, diretora de Sustentabilidade & Novos Negócios da Eurofarma.

O grupo Refasa Carrión ocupa a 25ª posição no mercado regional e, em 2012, registrou lucro de aproximadamente R$ 12 milhões. Criado há 57 anos, atua nas áreas prescrição médica, OTC e dermocosméticos, com forte presença nas áreas de ginecologia, gastroenterologia e oftalmologia. Conta atualmente com 250 colaboradores e planta própria.

A estratégia da Eurofarma para se estabelecer em outros países tem seu foco em aquisições. O processo de internacionalização da empresa teve início em 2009, com a compra do laboratório argentino Quesada. Em 2010, anunciou as compras do laboratório uruguaio Gautier, que também mantém vendas no Paraguai e na Bolívia, e dos chilenos Volta S.A. e a Farmindustria S.A. Em 2012, foi a vez de entrar no mercado colombiano, com a compra da planta fabril da Schering Plough S.A, empresa da Merck Sharp & Dohme (MSD). Na Venezuela, a presença da Eurofarma está avançando por meio de operação green field.

Sobre a Eurofarma: Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país com atuação em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios - Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária). A empresa conta com a maior força de propaganda médica do país e realiza, aproximadamente, 400 mil contatos médicos por mês somente no Brasil. A Eurofarma vem registrando crescimento médio de 15% nos últimos 5 anos e terminou 2012 entre as maiores indústrias farmacêuticas do país, com 192 milhões de unidades produzidas e vendas de R$ 1,8 bi, ocupando o 2º lugar em prescrição médica (IMS/Close-Up). Em 2012, pela 8ª vez consecutiva, foi considerada a melhor farmacêutica para se trabalhar pelo Guia Exame Você S/A e a melhor empresa do setor em gestão de Responsabilidade Social e Recursos Humanos pelo anuário As Melhores da Dinheiro, além de conquistar o primeiro lugar no setor farmacêutico no anuário Época Negócios 360º. Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

Informações à imprensa: G&A.RP Caroline Justo | (11) 3065.3046 | carolinejusto@gaspar.com.br Guilherme Gaspar | (11) 3065.3044 | guilherme@gaspar.com.br