Quantas horas eu preciso dormir? Veja o tempo ideal para cada idade
Confira dicas para descansar durante a noite de forma mais relaxada e tranquila
Todo mundo sabe que um boa noite de sono é essencial para a saúde física e mental, porém poucas pessoas conseguem realmente descansar as horas necessárias para recuperar a energia para o dia seguinte.
Ainda mais quando estimulantes, como o café, chá preto, chá verde, bebidas energéticas, luzes, despertadores e aparelhos eletrônicos são utilizados à noite podendo prejudicar o nosso relógio biológico.
Confira abaixo quantas horas cada idade deve descansar e dicas de como dormir melhor.
Quantas horas preciso dormir?
A hora de dormir é a mais importante do nosso dia a dia para descansarmos e recuperarmos nossa energia pro dia seguinte, mas quantas horas são necessárias para isso depende de cada pessoa.
Normalmente, pessoas adultas precisam dormir em torno de 8 horas por noite, mas mais do que a quantidade de tempo dormida, é a qualidade do descanso. Por isso é recomendável ter um sono reparador, sem interrupções e, quando não acontece com frequência, é preciso averiguar o que está acontecendo de errado, corrigir o problema para garantir a qualidade de vida que o paciente precisa (6).
Já para crianças e adolescentes, o período entre 9 a 11 horas de sono é ideal. Quando não acontece pode acontecer alguns problemas, como a irritação, nervosismo e, até mesmo, pré-disposição para doenças como diabetes e obesidade (6).
Como dormir melhor
Existem algumas dicas que podem ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila, como (2):
- Manter um horário para dormir, mesmo nos fins de semana;
- Ter uma rotina para dormir relaxado;
- Exercitar-se diariamente;
- Garantir condições ideais de temperatura, ruído e luz no quarto;
- Dormir em um colchão e travesseiros confortáveis;
- Ter cuidado com a ingestão de álcool e cafeína;
- Desligar aparelhos eletrônicos antes de dormir.
Exame pode auxiliar na descoberta de algum distúrbio do sono
Existe um exame que pode ajudar a melhorar seu sono: a polissonografia. Também conhecido como “exame do sono”, ele é recomendado para qualquer pessoa que apresente algum sintoma, por exemplo (2,3,5):
- Ronco;
- Sono agitado;
- Cansaço excessivo;
- Sonolência diurna;
- Dor de cabeça ao acordar;
- Mau humor.
O exame monitora as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além de verificar o movimento dos olhos e pernas. A polissonografia analisa a qualidade do sono e ajuda no diagnóstico de doenças relacionadas, como a apneia do sono, por exemplo (3).
O médico responsável irá verificar o resultado e, com isso, indicará o melhor tratamento, dependendo do distúrbio (3).
Lembre-se sempre de buscar ajuda médica caso perceba possíveis alterações durante sua noite de sono.
Referências: 1. Confira quantas horas você precisa dormir de acordo com sua idade. BBC. Último acesso: 05 de Julho de 2023. 2. Quantas horas é preciso dormir por dia?. CPAPS. Último acesso: 05 de Julho de 2023. 3. Llaguno, Nathalie Sales, et al. "Avaliação polissonográfica do sono e vigília de recém-nascidos prematuros." Revista Brasileira de Enfermagem 68 (2015): 1109-1115. 5. Matricciani, Lisa Anne, et al. "Never enough sleep: a brief history of sleep recommendations for children." Pediatrics 129.3 (2012): 548-556. 6. BACELAR, Andrea; JR., Luciano Ribeiro Pinto. Insônia: do diagnóstico ao tratamento. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2019. 6. A importância do sono em nossas vidas. Fundação Nacional do Sono. Último acesso: 28 de Julho de 2023.