Publicado em: 18 de agosto de 2025  e atualizado em: 18 de agosto de 2025
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Equipe de alta performance para farmácias: dicas práticas para aplicar já!

 

Criar uma equipe de alta performance pode ser um desafio para o varejo farmacêutico, onde é fundamental prezar pela excelência no atendimento ao cliente e eficiência operacional.1,2 Uma equipe de alta performance não é apenas aquela que persegue metas, mas sim a que entrega resultados de forma consistente. Para que isso aconteça, o gestor deve focar em desenvolver as habilidades necessárias para que o time alcance seu máximo potencial, sempre alinhado aos propósitos da empresa.1,2

Existem estratégias práticas para construir e manter as equipes em alta performance na sua farmácia, desde a seleção de talentos até a criação de um ambiente motivador que incentiva resultados.1-5

Confira a seguir algumas práticas aplicáveis para desenvolver e manter equipes de alta performance na sua farmácia.

Da seleção criteriosa ao ambiente motivador: estratégias para equipes de alta performance em farmácias.1-5

Seleção de talentos

Para iniciar a construção de uma equipe de alta performance, a seleção de talentos deve ser feita com cautela. O dimensionamento da equipe pode variar conforme o porte da farmácia, volume de vendas, horário de funcionamento e fluxo de clientes, por exemplo.3 A recomendação é ter, no mínimo, um atendente por turno e um intermediário para horários de alto fluxo, além de um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento.3

Na hora da contratação, consultorias especializadas ou redes associativistas podem auxiliar na tarefa de selecionar os melhores perfis para sua vaga. 3 Investir na contratação adequada é sempre melhor que arcar com custos futuros decorrentes de alta rotatividade, além de preservar a boa imagem da farmácia, já que os colaboradores são parte fundamental na construção da reputação do estabelecimento.3

É importante contratar ao menos um colaborador com experiência em varejo farmacêutico. 3 Porém, se a opção for por alguém sem experiência, priorize habilidades comportamentais essenciais como simpatia, ética e empatia, pois dificilmente podem ser desenvolvidas após a contratação.

Ambiente motivador
Após a contratação, o desenvolvimento e a manutenção de um ambiente motivador são fundamentais. 3 Novos colaboradores devem ser treinados para entender a cultura da empresa e o comportamento do consumidor e, para tanto, é necessário criar Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para todas as funções.3

Uma boa gestão de pessoas, que leva a uma equipe motivada e produtiva, não depende primariamente de alto investimento financeiro, mas sim da atitude positiva do gestor.4 É preciso proporcionar uma experiência positiva ao colaborador, o que envolve conhecer a cultura organizacional da farmácia (seus hábitos, crenças, normas, valores e expectativas compartilhadas) e o propósito da marca. 4

Além de seguir o piso salarial, a remuneração variável pode ser considerada, mas a gestão não se limita a políticas de cargos e salários, focando em promover a qualidade de vida dos colaboradores.4

Pilares de uma equipe de alta performance na farmácia

 

 

Nesse contexto, o trabalho em equipe deve ser ágil e alinhado, com profissionais dispostos a compartilhar responsabilidades, propor melhorias e complementar conhecimentos técnicos, desde o atendimento ao cliente até a resolução de problemas. 

Além disso, comunicação clara e feedback constante são fundamentais para garantir precisão em procedimentos e adaptação a mudanças, especialmente em um setor com normas em constante evolução.1,2

Lembre-se: os colaboradores precisam se sentir valorizados, enquanto a liderança deve inspirar com transparência e exemplo prático.1,2

Como manter a sua equipe sempre engajada

Além dos pilares apresentados, algumas ações gerenciais podem ser aplicadas no dia a dia para otimizar a equipe de alta performance.

A primeira ação é estabelecer clareza sobre o papel de cada colaborador.5 Todos devem saber exatamente o que a empresa espera de suas atividades, apresentando de forma clara as funções e responsabilidades no momento da contratação e reforçando com diálogo aberto sempre que dúvidas surgirem.5

O reconhecimento e elogio também são fundamentais para manter a motivação.5 O gestor não deve apenas cobrar e apontar erros, mas elogiar quando perceber bom empenho.5 A prática recomendada é corrigir erros no particular e elogiar em público quando adequado.5

Métodos e processos de trabalho podem ficar defasados rapidamente, por isso, o gestor deve estar atento para revisar como as atividades são executadas e implementar mudanças necessárias.5 Reuniões periódicas para ouvir sugestões e discutir melhorias são alternativas eficazes.5

Por fim, antes de tomar qualquer providência, é essencial diagnosticar corretamente quais pontos precisam ser trabalhados na equipe, já que treinamentos sozinhos não resolvem todas as questões, especialmente as motivacionais.5

A aplicação desses princípios e dicas práticas não apenas melhora o ambiente de trabalho, mas também garante que a farmácia ofereça um atendimento de excelência e alcance seus objetivos de forma consistente.1-5 Ao focar na equipe de alta performance, com colaboração, protagonismo, comunicação eficaz e liderança inspiradora, e implementando ações gerenciais claras e motivadoras, sua farmácia estará preparada para se destacar no desafiador mercado farmacêutico.1-5

 

Fonte: ABRADILAN. Como criar equipes de alta performance para farmácias. último acesso em:  18 de agosto 2025. 2.FEBRAFAR. Como criar equipes de alta performance para farmácias: insights do novo artigo de André Costa. último acesso em:  18 de agosto 2025. 3.ASCOFERJ. Aprenda a montar uma equipe perfeita para a sua primeira farmácia. último acesso em:  18 de agosto 2025. 4.FARMARCAS. Saiba como evoluir a gestão de pessoas na farmácia.último acesso em:  18 de agosto 2025. 5.FARMARCAS. Saiba como melhorar a performance da equipe da farmácia. último acesso em:  18 de agosto 2025. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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