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Mobile marketing para farmácias: saiba o que é e porque adotar

Na era da hiperconectividade, apostar em otimização para celulares e adotar estratégias de mobile marketing não é mais diferencial, mas necessidade. Entenda!

A preferência dos brasileiros pelas compras online aumentou cerca de 30% desde o início da pandemia, segundo aponta o estudo Índice Global de Compras Digitais, elaborado pela Cybersource, solução da Visa.1 Outra pesquisa, a Digital 2022: Brazil, levantou que há mais de 224,9 milhões de conexões via mobile no País.

A jornada de consumo pelos dispositivos móveis começa pela pesquisa de preços: metade dos brasileiros usam smartphones para consultar sobre produtos antes de tomar qualquer decisão de compra.1 Ou seja, se o comportamento de compra do seu cliente mudou, você precisa estar preparado para impactá-lo de maneira assertiva nesse novo ambiente e, para isso, adotar estratégias de mobile marketing pode ser um recurso inteligente para potencializar o alcance – e as vendas – da sua farmácia!

O que é mobile marketing?

Os celulares são, hoje, quase uma extensão do nosso corpo e é muito difícil imaginar que um dia esse hábito deixe de nos acompanhar. A tendência do uso dos telefones móveis foi tão forte desde seu lançamento que, já em 1997, na Finlândia, começou a se explorar a publicidade via mensagens SMS.

A publicidade feita exclusivamente para dispositivos móveis, também conhecida como mobile marketing, agrega um conjunto de estratégias e ações de marketing dedicadas a impactar os consumidores por este canal, o que pode englobar desde o envio de e-mails a anúncios direcionados em redes sociais.

Essas ações, portanto, devem ser adaptadas para a versão mobile, que contam com recursos e características diferentes daquelas feitas para o computador, tais como tamanho dos textos, disposição de elementos, inserção de imagens e botões de chamada para ação (call to action), apenas para citar alguns exemplos.3

Ações de mobile marketing para farmácias

As ações de mobile marketing podem ser ativadas em diversos formatos a depender do objetivo da ação e do público com quem se deseja dialogar. Se a sua farmácia tem um site ou e-commerce, ele deve ser responsivo, de modo que se adapte a qualquer tipo e tamanho de tela. A velocidade de carregamento da página também conta muito! Nos aparelhos móveis, ela precisa ser ágil para que seu cliente não abandone a navegação.3

Embora muita gente ignore o SMS, por considerar a prática obsoleta, especialmente após a chegada de mensageiros como o Whatsapp, a taxa de entrega dessa mídia é alta, e a conexão com o consumidor pode ser bastante assertiva.3,4 

O desenvolvimento de aplicativos próprios tem crescido muito. Com um app da sua farmácia, você pode enviar ofertas e promoções, realizar vendas e ainda explorar as notificações push para dialogar constantemente com os clientes.3

Outros exemplos de mobile marketing que podem ser aplicados em farmácias são o QR code marketing, que conecta bem o off ao online para realização de pagamentos; o uso de chatbots, que agiliza o atendimento e pode ainda auxiliar na divulgação de produtos e serviços; ou ainda as campanhas via WhatsApp, para divulgar seus produtos, atender o cliente e realizar vendas.3,4 

Vale lembrar que , sempre ao entrar em contato com seu público-alvo via canais pessoais, seja via e-mail, mensagens SMS ou Whatsapp, devem ser respeitadas as regras aplicadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estabelecendo, dessa forma, uma relação de respeito e confiança, além de fortalecer a imagem da sua empresa junto ao consumidor.3

 

Fonte: 1.IT Fórum. Estudo: compras por dispositivos móveis avançam mais de 30% no Brasil. Último Acesso em 15 de setembro 2023.2.Data reportal. Digital 2022: Brazil. Último Acesso em 15 de setembro 2023. 3.SEBRAE. Mobile marketing: solução para promover seu negócio. Último Acesso em 15 de setembro 2023.4.Meio & Mensagem. Mobile marketing: como as empresas utilizam a estratégia..Último Acesso em 15 de setembro 2023.

Quer saber mais sobre o tema? No Papo de Farmácia você encontra uma série de conteúdos que podem auxiliá-lo a tornar o seu negócio cada vez mais digital e adequado ao atual momento do mercado e do consumidor. Confira alguns deles!

 

 

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
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