O poder do trade marketing para alavancar as vendas de MIPs no ponto de venda da sua farmácia!
Confira diretrizes estratégicas para otimizar a exposição, giro e performance dos medicamentos isentos de prescrição.
Sua farmácia está aproveitando completamente o potencial dos MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição)? Essa categoria representa mais de 40% das vendas no autosserviço e tem potencial para aumentar significativamente o ticket médio no seu ponto de venda, além de atrair novos consumidores para o setor.1,2,3
No entanto, uma pesquisa do Instituto Febrafar mostrou que 95,5% dos consumidores precisam de ajuda de um atendente para encontrar esses produtos na loja2. O dado evidencia uma oportunidade estratégica: quando bem-posicionados e sinalizados, os MIPs facilitam a jornada de compra e otimizam os resultados da farmácia.3
É aqui que entra o trade marketing estratégico para MIPs. Essa prática envolve o posicionamento inteligente de produtos no ponto de venda com o objetivo de aumentar o volume de vendas para o consumidor final, garantindo maior visibilidade às marcas e melhor experiência de compra.1
Apesar desse potencial, muitas farmácias ainda não aproveitam completamente as oportunidades que essa categoria oferece.2,3
Continue lendo para conferir como aplicar estratégias de trade marketing que transformam os MIPs em um diferencial competitivo para a sua farmácia.
MIPs: a conveniência que precisa de estratégia
Para aproveitar todo esse potencial mercadológico dos MIPs, é preciso ter em mente que o autosserviço pode aumentar significativamente a rotatividade de produtos, desde que acompanhado por uma exposição adequada que:3
● Permita o agrupamento de produtos por sintoma, como dor e febre, cólica ou nariz entupido, facilitando para o público entender e identificar o que precisa;3
● Conte com sortimento assertivo, com as principais marcas, variedade de apresentações (comprimido, líquido, tópico) e diferentes tamanhos de embalagens que atendam a diversos perfis de consumidores;3
● Disponibilize sinalizações visuais claras e disposição próxima ao fluxo de clientes para minimizar a desorganização e evitar constrangimentos.3
É por isso que deixar os MIPs visíveis e acessíveis não é apenas uma questão estética, mas sim uma ação estratégica que ativa o comportamento do consumidor e impulsiona resultados3. Além disso, esses cuidados ampliam a percepção de autonomia do consumidor, que é um aspecto cada vez mais valorizado no ambiente de varejo.3
A farmácia, nesse contexto, se aproxima do conceito de uma “loja inteligente”, em que cada produto seja posicionado com um propósito.
Uma ponte entre indústria e varejo
O trade marketing se mostra uma ferramenta fundamental para farmácias que desejam se destacar no mercado1. Trata-se de uma prática que envolve o posicionamento estratégico de produtos dentro do PDV, sendo capaz de alinhar interesses entre indústria e varejo, otimizar espaços e potencializar marcas no ponto de venda1.Em farmácias, isso significa criar um ambiente que facilite tanto a gestão quanto a experiência de compra.1 Nesse sentido, um bom estratégico de trade marketing envolve ações como:
- Avaliar o cenário atual dos MIPs: levantando informações sobre vendas e sortimento atuais da seção;3
- Mapear as zonas quentes da farmácia: identificando caminhos que os consumidores percorrem no estabelecimento; 1
- Definir o espaço ideal no autosserviço: com base na análise de dados de performance e giro dos produtos; 1-3
- Maximizar visibilidade e disponibilidade: por meio do posicionamento estratégico dos produtos; 1-3
- Implementar ações de visual merchandising: para destacar categorias e facilitar a localização;1-3
- Realizar negociações comerciais e promoções: a fim de impulsionar a comercialização;1
- Analisar dados continuamente para ajustar estratégias e otimizar resultados de vendas.1
Eurofarma Genéricos: referência em MIPs e apoio ao varejo farmacêutico
Nesse contexto, a Eurofarma se destaca como uma parceira estratégica que compreende o valor dos MIPs para o varejo farmacêutico. Com mais de 50 anos de atuação no setor de saúde, a empresa oferece mais de 4 mil SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque, na tradução para o português) no Brasil, atendendo 42 especialidades médicas e cobrindo mais de 140 classes terapêuticas.4
Adicionando robustez a essa atuação, a Eurofarma modernizou as embalagens de toda a sua linha de medicamentos, de marcas e genéricos, para tornar o acesso às informações mais claro e intuitivo, beneficiando consumidores e profissionais de saúde. As mudanças seguem as diretrizes da Anvisa e reforçam a identidade visual da empresa, facilitando a identificação dos produtos e aprimorando a experiência no ponto de venda.5
Vale lembrar também que a corporação é reconhecida como a 1ª farmacêutica mais prescrita do Brasil e mantém forte presença no quesito qualidade4,6. Segundo a pesquisa Performance Farmacêutica 2025, conduzida pela Ipsos em parceria com o Sindusfarma, a Eurofarma é frequentemente mencionada entre os melhores laboratórios, ocupando as cinco primeiras posições em muitas especialidades médicas, quando o critério avaliado é a qualidade dos produtos.6
Como o PDV bem estruturado gera vendas e otimiza a gestão operacional
O papel do ponto de venda é facilitar o processo de compra dos MIPs e é exatamente aí que o trade marketing entra como diferencial3. Colocar o produto certo no lugar certo, com a sinalização adequada, exige planejamento e conhecimento do comportamento do consumidor.1,3
Um ponto de venda bem estruturado também facilita a rotina da equipe, representando menos tempo gasto procurando produtos, mais eficiência no reposicionamento de estoques e melhor aproveitamento do espaço3. Quando o consumidor consegue fazer sua compra sozinho, as filas diminuem, pois ele requer menos ajuda do balconista.3
Dessa forma, por meio de uma gestão centrada em dados e no comportamento do consumidor, as farmácias podem transformar os MIPs em uma ferramenta para alavancar o crescimento do negócio, oferecendo mais autonomia para o consumidor e maior eficiência operacional para a farmácia.1,3
Referências:
1. FARMARCAS. Trade Marketing: estratégias eficazes na sua farmácia. Último acesso em: 21 de julho 2025. 2.FEBRAFAR. Tudo o que você precisa saber sobre MIPs e OTCs. Último acesso em: 21 de julho 2025. 3.ANBFARMA. MIPs no autosserviço: 8 passos para incluir a categoria fora do balcão.Último acesso: 21 de julho 2025. 4.EUROFARMA. Quem somos. Último acesso em: 21 de julho 2025. 5.EUROFARMA. Novas embalagens Eurofarma. Último acesso: 21 de julho 2025. 6.SINDUSFARMA, IPSOS. Performance farmacêutica 2025. Último acesso em: 21 de julho 2025.
