Dicas para evitar a gravidez indesejada na adolescência

Educação e orientação sexual são fundamentais nesta etapa de vida.

Publicado em: 16 de dezembro de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Segundo um relatório conjunto da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPS/OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Caribe e a América Latina são a região com a segunda maior taxa de gravidez na adolescência do mundo¹. No Brasil, são registradas 400 mil gravidezes de adolescentes por ano².

Isso significa que milhares de adolescentes têm sua vida impactada, com riscos a sua saúde e a do recém-nascido. Isso para não falar nas importantes alterações sociais, como a evasão escolar, que atinge 85,7% no terceiro trimestre de gravidez³.

Existem diversos motivos para ocorrer a gravidez indesejada, mas o principal fator é a desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos e o uso inadequado de métodos contraceptivos, como métodos de barreira (como o preservativo) e métodos orais³.

No Brasil, o Sistema único de Saúde oferece gratuitamente diversos métodos para evitar a gravidez indesejada. Entre eles estão a pílula combinada, anticoncepcional injetável, DIU, diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula. Além, claro, de preservativos, importantes porque além de evitar a concepção, protegem de doenças sexualmente transmissíveis⁴.

Converse sempre com seu médico para saber qual o método mais adequado e siga rigorosamente as orientações.

 

Fontes: 

1- América Latina e Caribe têm a segunda taxa mais alta de gravidez na adolescência no mundo - OPAS Brasil. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5604:america-latina-e-caribe-tem-a-segunda-taxa-mais-alta-de-gravidez-na-adolescencia-no-mundo&Itemid=820. Último acesso em 15 de dezembro de 2020.

2- GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, SÃO 400 MIL CASOS POR ANO NO BRASIL - Associação Médica Brasileira. Disponível em: https://amb.org.br/noticias/gravidez-na-adolescencia/. Último acesso em 15 de dezembro de 2020.

3- Prevenção da Gravidez na Adolescência - Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Adolescencia_-_21621c-GPA_-_Prevencao_Gravidez_Adolescencia.pdf. Último acesso em 15 de dezembro de 2020.

4- Educação sexual é fundamental para evitar gravidez na adolescência - Governo Brasileiro - Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2019/02/educacao-sexual-e-fundamental-para-evitar-gravidez-na-adolescencia. Último acesso em 15 de dezembro de 2020.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?