28 de junho

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Dia de celebrar o respeito

Publicado em: 28 de junho de 2022  e atualizado em: 13 de julho de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A origem deste dia é mais próxima de um sentimento de vergonha e revolta. O estopim aconteceu em 1969, no evento de Stonewall, em Nova York, motivado por intolerância e preconceito. Naquela época, a relação entre pessoas do mesmo sexo era considerada crime punido por uma lei que começou as ser banida a partir do luto e da luta daquele ano. Mas só foi abolida completamente em 2003!

Uma causa vital na atualidade
Aquela rebelião nos Estados Unidos também foi inspiração para o surgimento das primeiras organizações em prol da comunidade LGBTQIA+, não só na América, como em todo o mundo. Pessoas que foram às ruas gritar pelo direito a suas identidades de gênero e pela conquista de um espaço digno na sociedade. Hoje é intolerável qualquer manifestação de preconceito, agressão ou discriminação a estas pessoas. Mais do que isso, exercer o direito de pensamento, andar pelas ruas, trabalhar e fazer a diferença num mundo cada vez mais plural e inclusivo.

A diversidade ganhou voz
O papel de cada um neste debate é uma grande oportunidade: aprofundar conhecimentos por meio do compartilhamento de visões e conceitos cada vez mais voltados ao respeito humano. É preciso que cada indivíduo tenha não só sua integridade preservada, independente da orientação de gênero, como também se sinta protagonista da sua própria personalidade. Questões como relações humanas, formação familiar, direitos, ideais e posicionamentos são temas inspiradores que despertam mais do que o acolhimento, mas também a admiração. 

Atitudes dignas de muito orgulho
Hoje as organizações estão reproduzindo o macrocosmo internacional do universo LGBTQIA+ em seus contextos de forma efetiva. Empresas maduras como a Eurofarma fortalecem cada vez mais seus propósitos à medida que promovem as narrativas à compreensão, atitudes, benefícios e, acima de tudo, acolhimento. A interpretação de necessidades e sentimentos precisa ser percebida de forma genuína. É o que faz, por exemplo, as famílias homoafetivas terem garantido o mesmo plano de saúde de todo funcionário. Isso não pode ser considerado uma conquista extraordinária. É um aspecto absolutamente natural de quem olha para o diverso pela lente da igualdade de direitos.

Programa +Diverso
O Grupo Eurofarma lançou, em 2020, o programa +Diverso, para atuar em diversas frentes para trazer mais inclusão, oportunidades e representatividade em todas as áreas e posições da empresa. Temos, no Brasil, quatro grupos de afinidade que reúnem mais de 100 participantes e propõem planos de ação e iniciativas. 

Acreditamos que é na diversidade que a gente evolui! Ao unirmos pessoas diferentes, com realidades e história de vida distintas, que tenham pontos de vista diversos, entenderemos melhor a sociedade em que vivemos. Assim poderemos desenvolver novas soluções para continuar promovendo o acesso à saúde para que todos possam viver mais e melhor.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?