A criança e a nutrição

A desnutrição e o excesso de peso são problemas igualmente importantes.

Publicado em: 26 de novembro de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Muito além da desnutrição infantil, a má alimentação está se tornando uma situação cada vez mais séria. Uma em cada três crianças com menos de cinco anos no mundo tem desnutrição ou excesso de peso ou a combinação de duas dessas formas¹.

A desnutrição é uma condição na qual ela não tem acesso a quantidade suficiente de comida diariamente, para viver uma vida normal e saudável. Relatório publicado em 2018 pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a WFP (Programa Alimentar Mundial), a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Paho), na América Latina e Caribe, indicou que 39,3 milhões de pessoas estão desnutridas e que uma em cada dez crianças com menos de cinco anos sofre de atraso de crescimento devido a isso².

A inclusão de alimentos com mais açúcares e gorduras e pobres em nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, estão cada vez mais presentes. E esta alimentação incorreta prejudica o desenvolvimento da criança, provocando quadros de déficit de crescimento ou baixo peso, deficiência de vitaminas e minerais essenciais e, entre os casos mais graves, a obesidade ou o sobrepeso¹.

 

Dicas para uma boa nutrição infantil

Por isso é tão importante que governos e sociedade tenham como objetivo comum ter crianças bem alimentada, com acesso a dietas nutritivas. Nos primeiros seis meses de vida, o leite materno deve ser o principal alimento do bebê. Depois, inicia-se a introdução de outros tipos, como carnes, legumes, verduras e frutas (em papa ou purê), em acompanhamento ao leite materno³.

A idade dos dois aos seis anos é muito importante para a formação dos hábitos alimentares. É quando ela está desenvolvendo sua maturação biológica e sócio psicomotor4. É o momento para introduzir cada vez mais alimentos ricos em nutrientes, para que, assim que começar a frequentar a escola, esteja acostumada a eles. Tanto a merenda escolar quanto o lanche enviado pelos pais, devem ser variados, com frutas, legumes, carboidratos e fontes de proteínas. Nesta fase, elas precisam de energia para as atividades escolares e a escolha certa dos alimentos é imprescindível para que essa necessidade seja suprida por eles5.

Evite dar alimentos com muito açúcar, enlatados, frituras, café, refrigerantes, balas, salgadinhos entre outros nos primeiros anos de vida e use o sal com moderação. Dessa forma, as crianças crescem desenvolvendo hábitos mais saudáveis que levam consigo para toda a vida.

 

Fontes:

1- Crianças, alimentação e nutrição – UNICEF. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/5576/file/SOWC2019_Informacoes_America_Latina_Caribe.pdf. Último acesso em 24 de novembro de 2020. 

2- 2018 Latin America and the Caribbean Regional Overview of Food Security and Nutrition - FAO, PAHO, WFP and UNICEF. Disponível em: http://www.fao.org/americas/publicaciones-audio-video/panorama/2018/es/. Último acesso em 24 de novembro de 2020.

3- Leite materno e alimentação complementar - 10 passos para a saúde – Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/leite-materno-e-alimentacao-complementar-10-passos-para-a-saude/. Último acesso em 24 de novembro de 2020.

4- Alimentação na infância*Qual a importância da alimentação do escolar? – Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/alimentacao-na-infancia/. Último acesso em 24 de novembro de 2020.

 5- Merenda escolar? – Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/merenda-escolar/. Último acesso em 24 de novembro de 2020.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?