Vamos falar de infecção urinária?

Apesar de mais frequente em mulheres, também pode acontecer nos homens. Conheça os cuidados preventivos

Publicado em: 15 de agosto de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário, é causada por bactérias que migram para a bexiga e para os rins de uma pessoa. Essas bactérias são comuns nas regiões genital e anal. Apesar de muito mais frequente em mulheres, por uma razão anatômica, a infecção urinária também acomete o homem, principalmente se alguma doença de próstata estiver correlacionada¹,². Alguns fatores de risco estão associados com a infecção urinária: morbidades como diabetes, menopausa, pacientes com histórico de cálculo renal, alterações na próstata, histórico de procedimentos urológicos e uso recente de sonda vesical². Há também maior ou menor susceptibilidade a infecções de acordo com cada indivíduo, em especial as mulheres, relacionadas a microbiota da vagina, uso frequente de antibióticos, características genéticas, tamanho da uretra, entre outros3,4.

Quando as bactérias afetam apenas a bexiga, a infecção leva o nome de cistite. Neste caso, os principais sintomas são dor ao urinar e na parte inferior do abdômen e urgência miccional (aumento da frequência de idas ao banheiro para fazer xixi). Se a infecção evoluir afetando também os rins (pielonefrite), a tendência é o agravamento do quadro. Neste caso, os sintomas são acompanhados de febre alta, calafrios e dor lombar¹.

Ao perceber os sinais é importante procurar ajuda médica, já que a automedicação, sem conhecimento de qual bactéria pode ter causado a infecção, pode ser prejudicial¹. Por meio de exames de  urina, dentre eles a urocultura (exame definidor do diagnóstico) e antibiograma, o profissional saberá qual é a bactéria que provocou a infecção e qual o antibiótico receitar. Nos casos de pielonefrite, o médico também pode solicitar um exame de imagem, como uma tomografia, um ultrassom ou uma ressonância magnética².

É possível tomar alguns cuidados preventivos para evitar a infecção urinária que valem tanto para homens, quanto para as mulheres1,2:

  • Evite usar duchas vaginais;
  • Quando usar o banheiro, limpe a região no sentido frente para trás;
  • Lave bem as mãos após usar o banheiro;
  • Beba muita água diariamente;
  • Vá ao banheiro sempre que tiver vontade. Não segure a urina.


Nesses dois últimos casos, com a ingestão de mais água e a ida ao banheiro com mais frequência, evita-se que a bactéria permaneça do organismo. Outra dica importante: procure urinar após ter relação sexual, pois o xixi pode ajudar a eliminar as possíveis bactérias que entraram durante o ato¹.



Fontes: 1. Infecção Urinária: Tratamento, sintomas e fatores de risco. Ministério da Saúde. Último acesso em 21 de julho de 2021. . 2. Infecção urinária. Sociedade Brasileira de Nefrologia. Último acesso em 21 de julho de 2021. . 3. Heilberg IP ET Al. Abordagem Diagnóstica e Terapêutica na Infecção do Trato Urinário - ITU. Rev Assoc Med Bras 2003; 49(1): 109-16. 4. Cabeço ALB, Colombo TE. Bactérias causadoras de infecções urinárias e seu perfil de resistência aos antimicrobianos.  Health Sci Inst. 2019;37(2):113-8

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?