A importância da atividade física
A prática de algum exercício físico regularmente é fundamental para uma boa saúde em qualquer idade. Veja 10 dicas práticas
A importância da atividade física é fundamental em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, a atividade física é um importante meio de prevenção para combater doenças crônicas como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial¹. É considerada atividade física qualquer movimento corporal produzido por contração muscular que provoque aumento de gasto de energia acima dos níveis de repouso. Por outro lado, o termo exercício refere-se a uma forma de atividade física planejada, estruturada, repetitiva com o objetivo principal de melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física1. Com a mudança de estilo de vida das pessoas, o que vemos atualmente é justamente o contrário. A inatividade física relaciona-se às facilidades que a tecnologia proporcionou, como a utilização de automóveis, escadas rolantes, elevadores, muito tempo assistindo televisão e o uso de computadores e de vídeo games, por exemplo¹. Além disso, o tempo utilizado para estudo, trabalho e outros afazeres diminuem a disponibilidade para a realização de atividade física, que frequentemente não é considerada uma prioridade².
Precisamos inserir, pelo menos, meia hora de atividade física diariamente na rotina do dia³. Pode parecer pouco, mas este tempo já ajudará a ter uma melhora na qualidade de vida. É preciso também ter atenção a intensidade do exercício, ajustando a força ou o ritmo do exercício físico de uma forma em que a pessoa consiga realizá-lo regularmente. A corrida ou a caminhada regular têm benefícios que vão além da melhora na condição respiratória e da perda de peso. Sabe-se que a atividade física também beneficia o cérebro, melhorando a capacidade de raciocínio². Entretanto, é importante manter uma regularidade na prática dos exercícios e os cuidados com a alimentação, além disso, é importante também buscar um acompanhamento profissional adequado, para que não prejudique a musculatura do corpo ou provoque algum problema metabólico mais sério no organismo².
O idoso e a atividade física³
A atividade física para as pessoas desta faixa etária, além de proporcionar mais saúde, permite que eles se tornem mais independentes. É imprescindível que seja feita com um acompanhamento de um profissional de saúde, que poderá recomendar uma avaliação clínica e exames apropriados antes de iniciar o protocolo de atividades, que idealmente deverá ser acrescido de períodos de aquecimento e de relaxamento mais longos e graduais. O exercício regular na terceira idade contribui para preservar as estruturas orgânicas e o bem-estar físico e mental, diminuindo o processo de degeneração do organismo. Saiba mais em atividades físicas ideais para idosos.
Saiba o que é Mito e Verdade sobre a "atividade física e saúde" neste link
Simples ações podem ser inseridas no do dia a dia para ajudar a ter uma vida mais saudável. Algumas dicas são⁴:
Escolha uma atividade que lhe dê mais prazer;
30 minutos diários de atividade física de leve a moderada já são suficientes;
Opte pelas escadas ao invés do elevador sempre que possível;
Leve o cachorro para passear;
Lave o carro;
Cuide do jardim;
Varra a casa;
Levante para mudar o canal da TV, ao invés de usar o controle remoto;
Saia para dançar;
Desça do ônibus uns dois pontos antes, ou estacione um pouco mais longe e vá caminhando o restante do caminho.
Fontes: 1. 2008 physical activity guidelines for Americans. Hyattsville, MD: US Department of Health and Human Services 2008. Último acesso em 12 de julho de 2021. 2. Cardoso, Ilmar Sátiro – Atividade física e qualidade de vida. Último acesso em 12 de julho de 2021. 3. Atividade física na terceira idade. Scielo. Último acesso em 05 de julho de 2021. 4. Alimentação saudável e atividade física – Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 12 de julho de 2021.