Quais alimentos são bons para a saúde da pele?
Cada refeição é composta por nutrientes que são responsáveis por diferentes funções do corpo. Conheça:
Você sabe como cada nutriente age na pele? A boa alimentação reflete na saúde, bem-estar mental e físico, além de desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento de doenças1. Entender os benefícios de cada alimento faz com que a ingestão de boas opções seja viável. Cada refeição é composta por nutrientes que são responsáveis por diferentes funções do corpo1. Listamos aqueles que podem ajudar na boa saúde da pele. Mas, afinal, o que é a pele? É o maior órgão do corpo humano, responsável pela proteção da parte interna do organismo, com funções sensoriais, imunológicas e bioquímicas2. Por conta disso, muitas vezes consegue mostrar algum desequilíbrio interno do corpo2.
A aparência da pele depende do consumo nutricional de cada um. Assim, carências nutricionais podem causar maior fragilidade deste órgão, com alterações nos pelos, surgimento de lesões, rugas e possíveis sangramentos2.
Quais alimentos ajudam a pele?
Vitamina A - A diferenciação celular, bastante visível na pele, é a principal função do componente2, seguido da proteção da pele e mucosas1. Também auxilia na visão, crescimento e vitalidade do cabelo3. Principais fontes de vitaminas A1: gordura do leite, fígado, gema do ovo, manteiga, vegetais verde-escuros e alaranjados como brócolis, couve, cenoura e abóbora.
- Vitamina E - Colabora no bom estado dos tecidos (a pele é um deles), atuando também como antioxidante1. Ajuda na digestão de gorduras1, retardo do envelhecimento e absorção da vitamina A3. Principais fontes de vitaminas E1: óleos vegetais, vegetais verde-escuros como espinafre, germe de trigo, gema de ovo, gordura do leite e nozes.
- Vitamina C - Ajuda na absorção de outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo: ferro e colágeno1. Contribui no processo de cicatrização da pele e aumenta a resistência contra doenças como a gripe1. Principais fontes de vitaminas C1: Acerola, limão, laranja, abacaxi, maracujá, morango e verduras.
- Vitamina D - Sua fonte principal não é a alimentar, mas sim o contato com radiações solares2. Dessa forma, ajuda no desenvolvimento da pele1.
- Magnésio - Faz parte do grupo de sais minerais, e é facilmente encontrado em fontes animais e vegetais2. Está presente em mais de 300 reações metabólicas essenciais para o organismo, ajuda na estabilização das membranas celulares e no processo de permeabilidade da pele2. Principais fontes de magnésio4: espinafre, tomate, caqui e mexerica.
Fontes: 1. Cuidado com os Alimentos. Ministério da Saúde – TV Escola. Último acesso no dia 19 de fevereiro de 2019. 2. Nutraceuticals for Skin Care: A Comprehensive Review of Human Clinical Studies Nutrient. Pérez-Sánchez A, Barrajón-Catálan E, Herranz-López M, Micol. Último acesso no dia 25 de fevereiro de 2019. 3. Noções Básicas sobre Alimentação e Nutrição. 2003. Mesa Brasil – SESC. Último acesso em 19 de fevereiro de 2019. 4. Dicionário dos Alimentos. Prefeitura de Belo Horizonte. Último acesso no dia 19 de fevereiro de 2019.