As doenças mais comuns na primavera

Por conta do aumento da polinização das flores e da elevação na temperatura, algumas doenças se tornam recorrentes

Publicado em: 23 de setembro de 2015  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Não é só pelo clima romântico que a primavera é marcada. Por conta do aumento da polinização das gramíneas e árvores, soltas no ar e piorando alergias respiratórias, e também a elevação na temperatura e baixa umidade relativa do ar somadas à poluição, algumas doenças, como conjuntivite e catapora (varicela), se tornam mais recorrentes durante a estação1. Conhecendo as doenças agravadas abaixo, o que podemos fazer? Você pode limpar os ambientes, deixá-los mais arejados, livres de poeira, ácaros, e evitar contato com plantas em fase de polinização. É preciso uma atenção e cuidado maior no caso de crianças1

Confira as doenças mais afetadas pelas condições da primavera1,2:

  • Asma: O pólen de flores e gramíneas é carregado pelo vento e podem virar um alérgeno nas crises de asma. 
  • Conjuntivite: Com o desabrochar das flores, o pólen começa a se dispersar no ar e pode causar irritações nos olhos, resultando em casos de conjuntivite. Como prevenir: Mantenha os olhos sempre limpos e lubrificados.
  • Rinite: Assim como na conjuntivite, o pólen pode irritar as vias aéreas causando rinite alérgica. Além disso, a mudança climática também pode provocar irritações nas mucosas nasais e da garganta. Como prevenir: Beba muito líquido, como água e sucos de frutas naturais, além de manter as vias respiratórias lubrificadas.
  • Alergias: As crises de alergia são mais comuns na primavera por causa do aumento na polinização. Elas podem se manifestar através de coceiras na pele, nariz pingando, e em casos graves podem causar fechamento da garganta e até parada respiratória. Como prevenir: No geral, as alergias são difíceis de serem antecipadas, mas o tratamento imediato evita a evolução dos sintomas.
  • Catapora (Varicela): O vírus se prolifera com o aumento da temperatura, tornando as infecções muito mais frequentes durante a primavera. Como prevenir: Vacine-se contra a catapora, sobretudo as crianças pequenas.
  • Sarampo: Assim como a catapora (varicela), os casos de sarampo começam a aumentar com a elevação da temperatura. Como prevenir: A melhor medida a se tomar é a vacinação.

    Consulte sempre seu médico!

 


Fontes: 1.
Doenças da primavera. Artigo do Hospital Infantil Sabara. Último acesso em 18 de junho de 2021. 2. Doenças mais comuns na primavera. Revista Crescer. Último acesso em 18 de junho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?