O propósito é uma poderosa ferramenta de motivação
Conversamos com a escritora e palestrante especialista em diversidade e inclusão sobre a construção de propósito. Confira!
Conheça Katiane
Com diversos livros publicados, sendo um e-book sobre propósito, Katiane Vieira é uma executiva que transformou a narrativa de sua vida em uma missão. Além de escritora e palestrante especialista em diversidade e inclusão, Katiane é empreendedora social com foco em desenvolvimento sustentável e preside o Instituto Nação de Valor.
O que significa ter um propósito e como podemos descobrir qual é o nosso?
Katiane Vieira - Muitos parecem acreditar que o propósito surge de seus dons especiais e o diferencia das outras pessoas - mas isso é apenas parte da verdade. Também cresce a partir de nossa conexão com os outros, razão pela qual uma crise de propósito costuma ser um sintoma de isolamento. Propósito é a interseção de fatores como vocação, missão, valores, paixão, motivação e objetivo. É ele que dá sentido à vida. Como resultado, quando conseguimos identificar o nosso propósito de vida, tudo flui.
O primeiro passo para descobrir o nosso propósito, é realizar uma jornada de autoconhecimento. Questionar-se, refletir sobre questões simples como: o que me faz acordar todos os dias? O que me faz feliz? Quais são meus principais valores e como eles se conectam com minha vida? Qual é o legado que eu quero deixar? Explore as coisas que você adora fazer e o que é fácil para você. Pergunte a si mesmo: quais qualidades você mais gosta de expressar no mundo? Nem sempre as respostas aparecem na hora, mas, o fato de nos inquietarmos e nos questionarmos pode nos trazer mudanças relevantes, e quanto mais nos questionamos, mais respostas iremos encontrar. Descobrir a diferença que viemos fazer nessa existência talvez seja uma das ferramentas mais poderosas de motivação.
A partir da descoberta, como tirar do papel e vivenciar o propósito?
Katiane Vieira - Propósito de vida se trata de um planejamento a longo prazo para a realização de coisas grandes. Grandes não em tamanho, mas na forma como impacta a nós mesmos e o ambiente onde estamos. Quando uma pessoa descobre o seu propósito, ela passa a perceber que seu propósito estará alinhado a um tema ou ideia unificadora que exemplifica seus objetivos principais na vida. Desta forma, uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode fazer para vivenciar o seu propósito é desenvolver hábitos de alto impacto. Que nada mais é do que comportamentos e ações que o levam mais longe e mais rápido na direção de seus objetivos.
Por outro lado, hábitos de baixo impacto drenam a nossa energia e o nosso entusiasmo, nos impedem de concretizarmos nosso propósito. Sugiro começar por desenvolver o hábito de administrar seu tempo e energia. Quanto tempo você passa assistindo TV, respondendo e-mails e navegando na internet? É preciso lembrar que, se você quer viver o seu propósito, e alcançar os seus objetivos, não pode deixar essas atividades de baixo impacto consumirem o seu dia.
O que se perde com a falta de um propósito?
Katiane Vieira - O propósito é uma intenção estável e generalizada de realizar algo significativo para você mesmo e consequente para o mundo. Uma vida sem propósito é uma vida que está à mercê do acaso ou de um golpe de sorte do destino. Viver o seu propósito significa acordar animado todas as manhãs. No momento em que seus pés tocam o solo, você mal pode esperar para fazer a diferença. Você está animado para resolver um obstáculo, colocar um sorriso no rosto de alguém, identificar uma solução para um problema e vai para a cama à noite com a satisfação interna de ter sido o seu eu mais produtivo naquele dia. Você trouxe o seu melhor para o trabalho e deu-lhe 100%. E é isso que você perde quando não tem um propósito claro em sua vida.
Claro que isso não significa que você não terá dias ruins ou que tudo irá sempre acontecer conforme o planejado. Isso é utopia. Não temos como controlar fatores externos, e tudo bem! São os desafios da vida que nos tornam mais fortes.
O propósito pode mudar ao longo da vida?
Katiane Vieira - Nossa essência e valores pessoais mudam pouco ao longo de nossa vida. A mudança de comportamento geralmente ocorre quando há algum impacto grande na vida de um indivíduo. Por isso, eu não diria mudar, e sim, passar por um realinhamento. Este realinhamento ocorre, pois, ao longo do tempo, nos deparamos com momentos de necessidade de transgredir e de mudar, ou seja, nada mais é do que impor uma mudança dentro de algo que você já identificou que não está sendo positivo para si. Isso pode acontecer em vários momentos, tanto no âmbito pessoal ou profissional, e geralmente percebemos quando temos certeza dos nossos propósitos e o caminho que escolhemos para nos relacionar e viver.
Então, pode-se dizer que quando nos perdemos dos nossos propósitos, precisamos parar, refletir e entender se de fato o seu propósito mudou de figura ou se foi você que fez caminhos e escolhas que te afastaram dele. Independentemente de qual seja a resposta, o importante é aprender a ter a capacidade de enxergar as coisas e de realizar uma transição de vida.
Qual a importância de gostar do que se faz?
Katiane Vieira - À medida que as linhas entre a vida profissional e a vida pessoal se entrelaçam, um trabalho tem tanto a ver com realização e crescimento pessoal, quanto a ter uma fonte de renda. A carreira deve fazer você se sentir bem emocionalmente, tanto dentro quanto fora do escritório. Executar um trabalho que você adora lhe dá motivação extra para atingir seus objetivos e, quando o faz, a sensação de realização é excelente.
Você carregará e irradiará esse sucesso aonde quer que vá, o que também influenciará em outros aspectos de sua vida. É importante se sentir motivado e inspirado no que você faz. Sem a motivação para se superar, seu desempenho perderá paixão e, consequentemente, não colherá bons resultados. Se você é apaixonado por seu trabalho, provavelmente terá um interesse ativo em aprender todos os aspectos do negócio. Isso não apenas o coloca no caminho do sucesso, mas também o ajudará a superar a rotina diária.
Como unir propósito, carreira e negócios?
Katiane Vieira - Desfrutar de sua carreira deve ser uma prioridade em vez de ganhar um salário alto ou um título chamativo. E há pelo menos quatro razões: você se sentirá mais realizado; você será mais produtivo; você inspirará outros; e você terá sucesso. Quando você gosta do seu trabalho, não parece que está trabalhando. Isso torna mais fácil superar as provações e tribulações da propriedade de uma empresa ou do seu negócio. Quando você ama o que faz, é compelido a se opor a si mesmo. Você quer estar onde está se desafiando e competindo consigo mesmo para alcançar sua visão. Isso é um trabalho com propósito. A melhor forma de unir, é identificar alguns pontos importantes, e aí voltamos para as reflexões.
O que você queria ser quando criança? Embora possa parecer estranho voltar aos seus sonhos de infância, eles podem não estar muito longe do que você faria feliz. Fosse o que fosse, o desejo de fazer isso tinha que vir de algum lugar. Pense naquele emprego dos sonhos. Mesmo que você não queira mais esse emprego, ele pode ajudá-lo a descobrir o que o motiva. Por exemplo, aqueles que desejam ser advogados, podem ser movidos pela justiça ou por ajudar as pessoas. Se você queria ser professor, talvez gostasse da escola e de trabalhar com jovens e crianças. Ajuste seus motivadores e seus pontos fortes para encontrar a posição perfeita.
O que seus amigos ou familiares diriam que você é bom? Às vezes, conversar com as pessoas mais próximas ajuda a tomar decisões. Pergunte aos seus entes queridos quais eles acham que são seus pontos fortes e pense em que carreira ou negócio permitiria que você usasse essas habilidades.
Pense também em quem foi seu maior modelo de crescimento? Semelhante a falar sobre o emprego dos seus sonhos quando criança, você pode pensar em quem você idolatrava quando era criança. Você amou essa pessoa porque ela ajudou as pessoas? Ela tinha habilidades especiais que você queria? Você encontrou semelhanças nas habilidades deles com as suas? Ao pensar em porque você admirou essa pessoa, você pode encontrar uma carreira que seja boa para você. Esta atitude pode ajudar a descobrir seus verdadeiros objetivos e desejos. E certamente estarão alinhados a seu propósito, caso você já o tenha encontrado!