Dia Internacional da Visibilidade Trans
Na sigla LGBTQIA+, a letra T representa as pessoas transgênero e travestis
31 de março é o Dia Internacional da Visibilidade Trans. A data foi criada em 2009, em Michigan, Estados Unidos. O marco foi idealizado pela ativista trans Rachel Crandall-Crocker com o intuito de trazer visibilidade para os membros da comunidade trans.
Para lançar luz ao tema, confira informações sobre a importância da data:
- O termo transgênero ou apenas trans é utilizado para descrever pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído no momento de seu nascimento.
- O termo travesti é utilizado em países latino-americanos, como o Brasil, para descrever pessoas transgênero que desenvolvem uma identidade de gênero de acordo com diferentes expressões de feminilidade.
- A necessidade de criar um dia de visibilidade para as pessoas trans é indicativa do preconceito e desigualdade que estas pessoas sofrem em diversas áreas da vida, seja no trabalho, na escola ou na sociedade, apenas por quererem ser quem são.
- No Brasil, o Dia Nacional da Visibilidade Trans é 29 de janeiro.
Saiba como você pode fazer a diferença contra a transfobia:
- Aprenda sobre as experiências, questões e pautas de pessoas trans;
- Busque saber quais são os pronomes, nomes e outros termos de tratamento que as pessoas prefiram e os use;
- Apoie o trabalho realizado e o conteúdo produzido pela comunidade trans;
- Se você presenciar ou tiver conhecimento de qualquer forma de discriminação ou violência contra pessoas trans, comunique.
Para mais informações sobre a comunidade trans brasileira, visite o site da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil: https://antrabrasil.org/
Referências bibliográficas
1. https://edition.cnn.com/2021/03/31/us/transgender-day-of-visibility-trnd/index.html 2. https://nationaltoday.com/transgender-day-visibility/ 3. https://msmagazine.com/2021/03/31/history-international-transgender-day-of-visibility/ 4. https://www.unfe.org/wp-content/uploads/2017/05/Transgender-PT.pdf