Dia Mundial contra Hepatites
28 de julho – Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais marca a luta pela conscientização da doença
A hepatite é uma inflamação causada por um vírus que acomete o fígado. São cinco os principais vírus, conhecidos como tipos A, B, C, D e E (sendo as do tipo A, B e C as mais frequentes). De acordo com o último report da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022, mais de 350 milhões de pessoas no mundo vivem com esta doença e sofrendo risco de vida (1,2).
Formas de contaminação
As hepatites do tipo A e E normalmente são causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Já no caso das hepatites B, C e D elas são geralmente transmitidas pelo contato com fluídos corporais de pessoas infectadas, que podem ocorrer em caso de transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos com equipamentos contaminados, relação sexual desprotegida, compartilhamento de agulhas, seringas e alicate de unha, por exemplo, e da mãe para bebê no nascimento ou durante a amamentação (estes dois últimos casos, a hepatite B). (1,3)
Importante reforçar que as hepatites dos tipos B e C podem evoluir para doenças crônicas como a cirrose hepática e até mesmo o câncer. (1,3)
Leia mais em: Hepatite - O que é e como prevenir? neste artigo aqui.
Diagnóstico e tratamento
Infelizmente a hepatite é uma doença silenciosa e não possui sintomas muito claros. Dessa forma, é comum a pessoa só descobrir que está contaminada quando já está tarde para que o tratamento faça efeito. É por isso que preveni-la torna-se ainda mais importante, de forma que seja possível evitar que ela evolua para casos mais graves. (3)
Pacientes infectados com o vírus da hepatite C conseguem tratamento por meio de medicação indicada pelo profissional de saúde e entre 80% a 90% dos casos são erradicados. (3)
Prevenção
Existe vacina contra as hepatites do tipo A e B – esta última também protege contra a hepatite D. Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico. (3)
No Brasil, ambas as vacinas contra hepatite tipo A e tipo B podem ser gratuitas. Para a hepatite A deve-se tomar quando criança - de 1 ano a menores de 2 anos, em dose única, e possui proteção por toda a vida. Já a da hepatite B é indicada para crianças, adolescentes e adultos entre 30 a 49 anos. Os recém-nascidos devem receber a primeira dose logo nas primeiras 12 horas de vida. Se a mãe tiver hepatite B, o bebê deve tomar imunoglobulina contra a hepatite B, além da vacina, no mesmo período, para evitar a transmissão. (3)
Números e informações sobre as hepatites (1,3,4,5)
● No mundo, as hepatites do tipo B e C afetam 350 milhões de pessoas; (1)
● A hepatite E é mais frequente nas regiões da Ásia e da África e, neste último, provocou a morte de cerca de 125 mil indivíduos; (4)
● Outro dado que chama a atenção na África, uma das regiões mais afetadas, é que, por lá, mais de 90 milhões de pessoas vivem com hepatite, ou seja, 26% da população mundial total infectada; (4)
● Na região das Américas, são notificadas 10 mil novas infecções por hepatite B a cada ano, resultando em 23 mil mortes; (5)
● No caso da hepatite C, há 67 mil novas infecções, com 84 mil mortes. (5)
Fontes:1- What is hepatitis?.World Health Organization WHO. Último acesso em 11 de setembro de 2022. 2. World Hepatitis Summit 2022 statement. World Health Organization WHO. Último acesso em 11 de setembro de 2022. 3. Dia Mundial de Combate à Hepatite. Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 11 de setembro de 2022. 4. Dia Mundial contra as Hepatites 2022. World Health Organization WHO. Último acesso em 11 de setembro de 2022. 5. Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais 2022. OPAS. Último acesso em 11 de setembro de 2022.