Educar com equilíbrio
Entrevista com a pedagoga Monica Condessa Franke, mestre em educação, que trabalha com crianças e adolescentes e orientação aos pais.
A educação está muito permissiva? Por que os pais enfrentam dificuldade em estabelecer autoridade?
Monica Condessa – Sim, a educação está mais permissiva. A dificuldade que os pais enfrentam num primeiro momento é a culpa. Por não poder oferecer os bens materiais que gostariam e que acham necessários, a culpa por ter pouco tempo disponível para seu filho, e assim sucessivamente. Quando os pais não se sentem seguros quanto às ordens que estabelecem, ficam suscetíveis a mudanças. A falta de critério para as regras e a falta de consistência dificultam a autoridade.
Como harmonizar a carreira com a educação dos filhos?
Monica Condessa – Uma dica que eu dou aos pais é, quando você estiver com o seu filho, esteja realmente com o seu filho. Alguns limitam o encontro apenas na famosa pergunta: Como foi sua escola hoje? Estudou para a prova? O encontro são apenas perguntas, nunca um diálogo. A minha sugestão é que não façam apenas questionamentos que podem ser respondidos com sim ou não. Iniciem a conversa contando do seu dia.
Como apresentar a tecnologia às crianças? Quais devem ser os limites?
Monica Condessa – Não percebemos o quanto a tecnologia está afastando as famílias de um diálogo, deixando de ser saudável para ser perigosa. Mas, o que a tornaria perigosa? As crianças precisam aprender a se frustrar, a não saber o que fazer por alguns minutos, a criar, a ler, a ter paciência, a saber lidar com uma emoção negativa. A tecnologia está próxima, não podemos negar, mesmo porque ela é boa e necessária. Mas o equilíbrio é sempre a melhor opção.